Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > 4ª Vara Federal Criminal no Rio ouve testemunhas da Operação Segurança Pública S/A

4ª Vara Federal Criminal no Rio ouve testemunhas da Operação Segurança Pública S/A

publicado 09/06/2009 18h23, última modificação 11/06/2015 17h13

Foi realizada hoje a oitiva de testemunhas de acusação do processo referente à operação conhecida como Segurança Pública S/A. Foram ouvidas 5 pessoas durante a audiência, iniciada às 10h50min, que aconteceu no auditório da Justiça Federal do Rio. O processo, em segredo de justiça, tramita na 4ª Vara Federal Criminal.

O ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins dos Santos, réu no processo, esteve presente à audiência. Um dos advogados de defesa solicitou o adiamento da audiência alegando dificuldade de acesso aos autos, mas o pedido foi indeferido pelo juízo. A Operação Segurança Pública S/A desarticulou uma quadrilha que atuava na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro durante a gestão do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB). Ao todo, 16 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-governador, que não compareceu à audiência por força de um habeas corpus.

Segundo a denúncia , os réus teriam usado a estrutura da Polícia Civil do Rio para praticar crimes de lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e corrupção. A Operação Segurança Pública S/A é um desdobramento das operações Gladiador, que investigou a máfia dos bingos e máquinas caça-níqueis, e Hurricane, que abriu processos contra 76 pessoas, entre bicheiros, policiais, juízes e ministros do TRT e do STJ.

www.jfrj.jus.br