Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > Curitiba e Porto Alegre apresentam projetos socioambientais

Curitiba e Porto Alegre apresentam projetos socioambientais

publicado 25/06/2012 08h00, última modificação 11/06/2015 17h13

 

Duas capitais dos estados de jurisdição da Justiça Federal da 4ª Região, Curitiba e Porto Alegre, montaram estandes no Parque dos Atletas. A capital paranaense apresentou o ‘Ônibus Híbrido’, que passará a integrar a rede de transporte coletivo da cidade a partir de agosto.

Um protótipo estava em exposição no pavilhão, atraindo a atenção de quem passava.O veículo tem dois motores. Um totalmente elétrico e outro que funciona com biocombustível, produzido 100% com óleo de soja. “Em agosto será disponibilizada uma frota de 30 ônibus e até o fim do ano serão 60”, afirmou Luís Alberto Lopez Miguez, engenheiro da Prefeitura de Curitiba, que está atendendo ao público na Conferência.

Miguez explica que, com o uso desse ônibus, as emissões atmosféricas poluidoras vão diminuir em 90%, além de gerar uma economia de combustível de 35%.

Porto Alegre montou um estande interativo no Pavilhão das Cidades, com material de divulgação virtual, que podia ser consultado diretamente no estande por meio de computadores ou através de um pen-drive distribuído pela prefeitura.

A mostra ficou dividida em três eixos principais: o Programa Integrado Socioambiental, o Orçamento Participativo e a Campanha Eu Curto Eu Cuido. Segundo a atendente do estande Patrícia de Castro, o Orçamento participativo foi a "estrela", com muitas pessoas buscando informação.

O Projeto Integrado Socioambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que tem por objetivo ampliar a capacidade de tratamento de esgotos da cidade de 27% para 77% até o final deste ano, também chamou a atenção, contou Patrícia.