Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > Dia do Desafio na Justiça Federal foi um sucesso

Dia do Desafio na Justiça Federal foi um sucesso

publicado 01/06/2012 08h50, última modificação 11/06/2015 17h13

 

 

             Mais de 80% das Subseções Judiciárias do Paraná promoveram em suas sedes o “aulão” de Ginástica Laboral pelo Dia do Desafio.No interior a participação foi maciça e em algumas delas, 100% dos servidores aderiram ao desafio. Curitiba contabilizou a participação de 157 magistrados, servidores e estagiários e agora aguarda o resultado final da competição entre cidades. Curitiba concorreu com Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Tegucigalpa (Honduras).

 

Segundo o supervisor da Seção Médica e Odontológica da JFPR, Allan Berno Carvalho, a proposta foi muito bem aceita, salientando que o Dia do Desafio é uma boa oportunidade para começar a se movimentar. “A atividade física é fundamental para manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas, além de ajudar no humor e na integração. No trabalho, a ginástica laboral contribui para evitar problemas osteomusculares, cuidar da postura e é um excelente momento para relaxamento e, consequentemente, melhoria na produtividade”, afirmou. As aulas foram ministradas pelas equipes de fisioterapeutas responsáveis pela Ginástica Laboral em todas as subseções da Justiça Federal do Paraná.

 

Coordenado pelo Serviço Social do Comércio do Paraná (SESC-PR) no Estado, o Dia do Desafio tem por objetivo envolver o maior número de pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões na prática de qualquer atividade física desde a 0h até às 21h. A motivação do evento é uma competição entre cidades no mundo inteiro. Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

 

História - No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

 

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o Dia do Desafio dali em diante. A ideia teve seqüência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

 

Fonte: Comunicação Social JFPR