Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > JFCE: da criação à virtualização dos Juizados Federais

JFCE: da criação à virtualização dos Juizados Federais

publicado 16/06/2009 16h18, última modificação 11/06/2015 17h13

O juiz federal Agapito Machado acompanha de perto a história dos Juizados Especiais no Brasil, desde a sua concepção. Nesta sexta-feira, dia 19 de junho, ele lança o livro "Juizados Federais Virtuais Cíveis", uma obra que reúne detalhes da trajetória dessa ferramenta diferenciada de fazer justiça - da criação à virtualização. A cerimônia de lançamento será às 19 horas, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor) e deve reunir advogados, alunos e operadores do direito, além de autoridades do judiciário.
"No dia a dia vemos como os juizados são eficientes. O juiz profere uma decisão que funciona rapidamente e a parte sai daqui com seus problemas resolvidos", comemora. É essa experiência que Agapito Machado, juiz titular da 21ª vara da Justiça Federal no Ceará, a primeira a tornar-se virtual em nosso Estado, traz para os leitores. Segundo ele, o livro explica como os juizados funcionam e tornam essa celeridade possível, a importância dos juizados federais, questões polêmicas e a criatividade dos magistrados nessas varas, súmulas de uniformização regional e nacional, entre outros assuntos.
A obra destaca ainda, que a virtualização é um caminho sem volta, tendência que em pouco tempo deve ser seguida por todo o judiciário. "O ministro Cesar Asfor, presidente do STJ, já deu declarações que a partir de julho o STJ não recebe mais nenhuma ação que não seja virtual", enfatiza o magistrado. Ele conta que a intimidade com os processos virtuais nasceu aos poucos e que hoje não se imagina trabalhando de outra maneira. "Despacho em casa e se viajo no final de semana, conecto meu computador à internet e posso dar andamento aos processos independente do lugar que esteja", revela o juiz.
O autor diz que a evolução nessa área é constante e que, apesar da obra está bem completa, já prepara atualizações para uma segunda edição. O livro pode ser adquirido no site da editora: www.livrariaconceitovirtual.com.br e na Livraria do Gabriel, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

www.jfce.jus.br