Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > Os riscos dos concursos temporários é tema do Via Legal

Os riscos dos concursos temporários é tema do Via Legal

publicado 04/06/2009 17h07, última modificação 11/06/2015 17h13

O Via Legal desta semana discute as vantagens e os riscos dos concursos temporários. Apesar de não oferecer a estabilidade que torna o serviço público tão atraente, esse tipo de contratação exige o mesmo preparo dos candidatos. Por outro lado, os salários dos servidores que têm data para sair costumam ser mais altos. Alessandra de Castro explica porque, muitas vezes, a opção do governo pelos concursos temporários é questionada nos tribunais.
De São Paulo, Erica Resende revela o drama de vítimas de doenças graves que, simplesmente, não têm acesso aos remédios que precisam. Muitos pacientes de câncer, por exemplo, enfrentam dificuldades para encontrarem os medicamentos prescritos pelos médicos nos hospitais da rede pública. Uma realidade que faz pessoas do país inteiro recorrerem à justiça em busca de tratamento adequado.
Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul traz proteção para quem é atacado por bandidos que usam o telefone para cometer crimes como os falsos sequestros. Agora, as operadoras terão de repassar à polícia informações que podem facilitar a identificação dos envolvidos. Antes o procedimento só era feito a partir de uma ordem judicial.De Porto Alegre, Analice Bolzan explica como a medida pode trazer mais segurança à população.
O ideal seria que todo cidadão tivesse a oportunidade de se formar para, só depois, priorizar o trabalho. Mas para grande parte dos brasileiros a necessidade de pagar as próprias contas impede que isso aconteça. No Rio Grande do Norte, a dedicação ao serviço atrapalhou os estudos de um aluno que chegou a ser expulso da universidade. Juliano Domingues conta a história do jovem que depositou na justiça a esperança de se formar.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 6 dejunho às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 3 dejunho às 21h30
Dia 7 dejunho 18h

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 6 de junho às 8h30
REDE CULTURA
Dia 6 dejunho às 7h30

http://vialegal.cjf.jus.br