Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > Programa de Vitaliciamento reuniu 12 novos juízes federais substitutos em Foz do Iguaçu (PR)

Programa de Vitaliciamento reuniu 12 novos juízes federais substitutos em Foz do Iguaçu (PR)

publicado 04/06/2012 16h55, última modificação 11/06/2015 17h13

A II Etapa do Programa de Vitaliciamento, instituído pela Corregedoria Regional do TRF4, aconteceu na Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 29 e 31 de maio, sob a coordenação do juiz federal auxiliar da Corregedoria, Nivaldo Brunoni. Na oportunidade foram debatidos diversos temas relativos às práticas judicantes, visando a troca de experiências e reflexões acerca da atuação dos novos juízes.

Segundo a psicóloga do TRF4, Elizabeth Schefer, a proposta da Corregedoria tem caráter preventivo, pois volta-se a acompanhar e orientar os novos juízes. O magistrado Nivaldo Brunoni complementou que, desta forma, a Corregedoria passa a atuar no presente, auxiliando e intervindo de maneira efetiva desde o início da carreira, seja para sanar dúvidas, esclarecer procedimentos, apontar alguma  irregularidade ou, ainda, para estimular novas práticas.

Os novos juízes passaram por entrevistas individuais onde foram tratados aspectos judicantes e comportamentais da gestão da subseção e do próprio vitaliciando. Elizabeth Schefer, tratou do tema "Desenvolvendo equipes de trabalho" e evidenciou a importância da formação de uma equipe integrada e motivada para o êxito na prestação jurisdicional. “O juiz não pode trabalhar sozinho. Ele precisa ter uma equipe que perceba ser valorizada, onde o trabalho tenha significado para cada um de seus membros, a fim de que todos possam se comprometer com seus resultados”, afirmou a psicológa.

Visitas orientadas, sob a coordenação da juíza federal da 1ª Vara de Foz de Iguaçu, Luciana da Veiga Oliveira, ocorreram durante o Programa. Segundo relato dos participantes, a vivência foi enriquecedora, pois possibilitou a discussão de questões práticas e a ampliação de alternativas para as dificuldades enfrentadas. A magistrada reiterou a opinião dos vitaliciandos: “Considero a atividade como extremamente proveitosa e gratificante. Mediante a aproximação da realidade de cada subseção, pode-se vislumbrar as peculiaridades e os desafios a serem vencidos”, concluiu.

O juiz federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, convocado para atuar no TRF4, falou sobre sua experiência de presidir audiências. “Sou um dos juízes mais antigos da primeira instância, fazendo audiências há 18 anos. Esse contato com os juízes mais novos na carreira proporciona um momento único de reflexão e aprendizagem para todos, não só como juízes, mas também e, principalmente, como pessoas”, relatou.

A terceira e última etapa do Programa de Vitaliciamento do TRF4 está prevista para ocorrer no mês de novembro.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região