Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > Questões sobre Direitos Humanos são debatidas em seminário na Justiça Federal do Ceará

Questões sobre Direitos Humanos são debatidas em seminário na Justiça Federal do Ceará

publicado 03/06/2009 17h18, última modificação 11/06/2015 17h13

A Justiça Federal no Ceará está sediando até hoje, dia 3 de junho, o seminário "Direitos Humanos: em busca de fundamentação, proteção e equilíbrio", de 9h às 18h, na Sede da Justiça Federal no Ceará, na Praça Murilo Borges, nº. 01, 5º andar, Centro. O seminário conta com a presença de professores das universidades federais do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina, membros da Advocacia Geral da União, da Procuradoria da República do estado do Ceará, do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos - IBDH, além de professores da Universidade de Paris I: Panthéon-Sorbonne.
Os temas são de relevância para uma reflexão na delicada área dos Direitos Humanos. A questão do fundamento dos direitos humanos, a atuação do Estado brasileiro perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a dignidade da pessoa humana como fundamento de direitos, são alguns dos temas debatidos neste seminário que está sendo transmitido por videoconferência para todas as Seções Judiciárias da 5ª Região (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).
Hoje haverá expressivos debates sobre os Direitos Humanos e a questão carcerária e a questão indígena. Bem assim, importante debate sobre o tráfico de seres humanos no Brasil. O deputado estadual no Rio Grande do Sul, Marquinho Lang, falará sobre "Direitos Humanos como forma de superação de limitações físicas dos deficientes".
O seminário é uma promoção da Justiça Federal da 5ªRegião, através do Núcleo Secional da Escola da Magistratura da 5ª região no Ceará, em parceria institucional com a ufc, através do Programa de pós-graduação da sua faculdade de Direito e da Adv. Geral da União, através do Núcleo Seccional de sua escola no Ceará.

www.jfce.jus.br