Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > TRF4: desembargador Vilson Darós quer agilizar julgamentos

TRF4: desembargador Vilson Darós quer agilizar julgamentos

publicado 23/06/2009 15h00, última modificação 11/06/2015 17h13

Antes do início da solenidade de posse da nova administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), os novos dirigentes da corte concederam entrevista coletiva para veículos de comunicação, realizada no Gabinete da Presidência. O desembargador federal Vilson Darós, que assume como presidente pelos próximos dois anos, destacou que o principal foco da sua gestão será melhorar, tanto quanto for possível, a prestação jurisdicional, fazendo com que os processos tenham um tempo de tramitação razoável.
"O Judiciário é muito criticado pela sua morosidade. Assim, queremos enfrentar esse problema", ressaltou o magistrado. Acompanhado pelos desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro e Luiz Carlos de Castro Lugon, que tomam posse como vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente, Darós explicitou algumas das ações que pretende implementar para atingir esse objetivo principal.
Um dos focos será o incentivo à conciliação, inclusive com a criação de uma coordenação específica para a área, que ficará a cargo do desembargador federal Álvaro Eduardo Junqueira. "A conciliação é a maneira mais racional de resolver o conflito. Às vezes, a sentença resolve o processo, mas não o litígio", explicou o novo presidente do tribunal.
Outro ponto que terá importância fundamental na gestão 2009-2011 do TRF4 é a gestão. "Precisamos conscientizar os juízes de que eles não devem ser só bons julgadores, mas também gerir suas unidades judiciais", afirmou. Darós também ressaltou a falta de estrutura das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais, problema para o qual também deverá ser buscada alguma solução.

www.trf4.jus.br