Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Junho > TRF4 na Rio+20: palestra explica como será a participação da Justiça Federal da 4ª Região

TRF4 na Rio+20: palestra explica como será a participação da Justiça Federal da 4ª Região

publicado 04/06/2012 19h50, última modificação 11/06/2015 17h13

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Marga Barth Tessler, e os juízes federais Cândido Alfredo Silva Leal Júnior e Ana Inés Latorre deram início hoje (4/6) às atividades da Justiça Federal da 4ª Região na Rio+20.

Os três falaram como funcionará a participação da Justiça Federal da 4ª Região na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 24 de junho.

O evento ocorreu no auditório do tribunal e foi transmitido ao vivo, através de transmissão por videoconferência, para as Seções e Subseções Judiciárias, via Intranet.

“Essa participação é um desafio para nós, queremos mostrar o longo percurso que já percorremos na jurisdição ambiental. Estamos programando uma via de mão dupla. Pretendemos mostrar o que temos de bom e trazer ideias e iniciativas que forem expostas na conferência”, declarou Marga.

Segundo Leal Júnior, foi construído um projeto classificando as iniciativas da 4ª Região em quatro vertentes: jurisdição social, jurisdição ambiental, responsabilidade ambiental e responsabilidade social. “Para mostrar esse trabalho, contaremos com um estande do tribunal, onde acontecerão palestras e serão expostos materiais e vídeos”, explicou.

“Vamos até lá e ao mesmo tempo traremos o que está acontecendo na Rio+20 para cá, para que todos possam ser tocados pelo acontecimento, pois este é um grande evento, do qual se ouvirá falar muito nos próximos dias”, ressaltou Leal Júnior. “O mundo mudou, e o Judiciário, como estrutura de poder, tem um papel importante a cumprir no desenvolvimento sustentável”.

A juíza federal Ana Inés pretende levar ao Rio de Janeiro sua experiência com responsabilidade e jurisdição social. Ela compartilhará sua experiência em conciliação, cuja cultura na 4ª Região ela ajudou a implantar, e também sua atuação em projetos de responsabilidade social, entre os quais ela destacou o reassentamento da Vila Chocolatão.

Ao final, foram apresentadas quatro matérias jornalísticas sobre processos e ações da 4ª Região que envolveram meio ambiente e questões sociais e que serão exibidas no estande. Os vídeos foram veiculados no Programa Via Legal, que vai ao ar na TV Justiça e nas TVs públicas do país.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região