Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Concurso resulta em livro sobre história, casos e vidas do Judiciário

Concurso resulta em livro sobre história, casos e vidas do Judiciário

publicado 18/05/2012 17h30, última modificação 11/06/2015 17h12

Foi lançado o livro “Juízes e Judiciário: história, casos, vidas”, que reúne textos de operadores do Direito, de desembargadores a estudantes. A obra é resultado de concurso promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pelo Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus). O objetivo é resgatar parte da memória do Poder Judiciário do país.

Os vencedores foram o desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Justiça de São Paulo, nos temas “fatos históricos” e “vida de magistrados”, ficando o advogado Aldo Rodrigues de Souza, de Santos (SP), com o prêmio na categoria “casos pitorescos”.

Para o coordenador da obra, o desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Vladimir Passos de Freitas, a coletânea cumpre um papel importante. “Colabora para a cultura nacional porque retrata uma parte minúscula, é verdade, mas nem por isso inexpressiva, da história do Poder Judiciário do Brasil”. Além disso, ele garante a boa leitura. Ressalta o “fino humor” de alguns textos, contos e o resgate de trajetórias importantes de vida, que contam também, a história do país.

Passos de Freitas salienta também a falta de memória sobre a história do Poder Judiciário. “O Brasil é pobre em estudos, limitando-se a três ou quatro livros e publicações de tribunais , com divulgação restrita”, analisa o magistrado. Já a obra promovida pela Ajufe e pelo Ibrajus está à disposição dos interessados nas bibliotecas dos tribunais e nas universidades do país.

Da 4ª Região, participam da obra os juízes federais Alcides Vettorazzi, diretor do Foro da SJSC; Friedmann Wendpap, diretor do Foro da SJPR; Sérgio Renato Tejada Garcia, auxiliar da Presidência do TRF4; João Pedro Gebran Neto, convocado para atuar no TRF4; Sergio Fernando Moro, da Vara Especializada em Crimes de Lavagem de Dinheiro de Curitiba; Vera Lúcia Feil Ponciano, da 6ª VF de Curitiba; Vicente de Paula Ataíde Junior, da 5ª VF de Curitiba; e Marcel Citro de Azevedo, da 2ª VF de Execuções Fiscais de Porto Alegre. Os servidores Mariana Almeida Passos de Freitas e Elaine Aparecida da Silva Rossi, da Justiça Federal em Curitiba; e Diógenes Cervo e Leonardo Schneider, do TRF4, também tiveram textos publicados.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região