Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Estagiários do PET aprendem lições sobre bom comportamento social

Estagiários do PET aprendem lições sobre bom comportamento social

publicado 21/05/2012 18h10, última modificação 11/06/2015 17h12

O Setor de Ações Socioambientais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está promovendo um treinamento de habilidade social para os estagiários do Programa Educação pelo Trabalho (PET).

Quatorze jovens que estagiam na corte estão recebendo lições sobre comportamento no ambiente social. Três estudantes de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, em cadeira de estágio, ministram as aulas. Serão cinco encontros quinzenais de uma hora e meia.

Segundo Camila Thomaz Telles, do Setor de Ações Socioambientais, é importante e necessário o treinamento de habilidades sociais, contribuindo na formação dos jovens e ajudando-os em sua vida profissional.

Maria Ungaretti, Gicelaine Neves Caetano e Patrícia Massena são estudantes do 7º semestre e desenvolveram um projeto específico para os estagiários do tribunal. “Ensinaremos sobre habilidades sociais, incluindo comportamentos verbal, não verbal e assertivo”, explicou Maria. Por habilidade assertiva entende-se a capacidade de expressar pensamentos e sentimentos de maneira direta, clara e apropriada ao contexto.

O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) é realizado em parceria entre o TRF4 e a Fase desde 2004. O PET oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o exercício da atividade laboral. Desde sua criação, já participaram mais de 50 adolescentes, com idades entre 16 e 21 anos.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região