Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Judiciário discute implantação do Processo Judicial Eletrônico

Judiciário discute implantação do Processo Judicial Eletrônico

publicado 31/05/2012 08h45, última modificação 11/06/2015 17h12

 

 O presidente do TRF da 1.ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, participou nesta terça-feira, dia 29, do I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reuniu autoridades do Judiciário, corregedores e presidentes de mais de 40 tribunais de todo o País. Na ocasião, foi discutida a informatização do Judiciário por meio da implantação do sistema chamado Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as cortes brasileiras.

Para o presidente do CJF, ministro Ari Pargendler, o sistema é promissor e já está revolucionando a Justiça no Brasil. “É uma honra sediar este encontro. O Processo Judicial Eletrônico tem feito e ainda fará muito pelo nosso País”, declarou o ministro, que participou da abertura e do encerramento do evento ao lado de outras autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, e a corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon, e conselheiros do CNJ.

No encerramento do encontro, o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, parabenizou a iniciativa do CNJ em conceber uma ferramenta tão “ambiciosa” de virtualização processual. Para ele, o PJe é um projeto que proporciona segurança e pode se adaptar com facilidade às demandas de cada tribunal.

O PJe – O Processo Judicial Eletrônico permite unificar com segurança e racionalização a tramitação de demandas judiciais. A partir da digitalização dos processos, o sistema permite o acesso à rotina e ao acompanhamento dos processos jurisdicionais e administrativos no Judiciário, possibilitando mais transparência e rapidez no andamento dos autos. Fonte: CJF

 Fonte TRF1