Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Juízes e servidores do Chile e Uruguai visitam o Tribunal

Juízes e servidores do Chile e Uruguai visitam o Tribunal

publicado 29/05/2012 07h15, última modificação 11/06/2015 17h12

 
 

 O TRF da 1.ª Região recebeu, nesta segunda-feira, dia 28, a visita de cinco magistrados e servidores de países do Mercosul. Foi o se­gundo encontro realizado neste mês pelo Programa Joaquim Nabuco, que cumpre um acordo internacional de cooperação assinado em 2006 e mediado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os visitantes, acompanhados pelo representante da Assessoria Internacional do STF, Christian Beoutis, foram recebidos pelo juiz federal em auxílio à Presidência, Carlos Augusto Pires Brandão, e pelo juiz Wilson Alves de Souza, integrante do mutirão Judiciário em Dia.

Em conversa informal na Presidência (foto), os magistrados brasileiros apresentaram um panorama geral do Judiciário no País, desde a criação da Justiça Federal. Os juízes chilenos do Trabalho, Raúl Antonio Orellana Placencia, e de Letras, Garantia e Família, Claudio Alejandro Campos Carrasco, questionaram sobre o volume de processos em tramitação no TRF – cerca de 370 mil ações –, o ingresso na magistratura e a ascensão aos tribunais superiores.

Ao explicar o funcionamento das turmas de julgamento, o juiz Carlos Augusto Brandão também respondeu a perguntas das servidoras chilenas Sunié Rosario Matienzo Tordoya, da vara de Família de Arica, e Carola Loreto Areyte Velásquez, da Vara Civil de Puerto Montt. Única representante do Uruguai no grupo, a servidora Mónica Etcheverry, diretora do Instituto Técnico Forense, sanou dúvidas quanto à Lei Maria da Penha e à Lei da Ficha Limpa, no que diz respeito às emissões pela Justiça de certidões negativas de débito.

Em seguida, o grupo acompanhou uma sessão de julgamento da 2.ª Turma, que trata de questões previdenciárias e de servidores públicos. Depois, percorreu as dependências da Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (Corip), onde se inteirou sobre o ingresso de ações recursais e originárias e sobre o funcionamento da Central de Digitalização. “É uma visita muito gratificante”, resu­miu o juiz chileno Claudio Carrasco. Os magistrados e servidores cumprem agenda de duas semanas em Brasília, com roteiro por todos os tribunais superiores do País.

 

Fonet: TRF1