Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > TRF4 investe na capacitação gerencial de servidores

TRF4 investe na capacitação gerencial de servidores

publicado 22/05/2012 16h40, última modificação 11/06/2015 17h12

Seguindo uma orientação do Conselho da Justiça Federal (CJF), que em 2008 editou resolução determinando o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento de gestão aos servidores com cargo de direção nos tribunais, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou hoje (22/5) mais um Programa de Desenvolvimento Gerencial.

Cerca de 140 servidores ligados à área judiciária participam das atividades que acontecem no auditório da corte. O tema do PDG 2012 é o processo eletrônico. Segundo a diretora do Núcleo de Capacitação da Secretaria de Gestão de Pessoas, Maria Elisa Coelho, nesse ano o enfoque está sendo diferenciado. “ Queremos desenvolver um processo de ação/reflexão nos gestores, provocando debates e estimulando a formulação de novas propostas de melhoria no trabalho com o e-Proc”, explicou.

O processo eletrônico (e-Proc V2) está implantado na Justiça Federal da 4ª Região desde fevereiro de 2010. Em 2003, ele começou numa versão mais simples (e-Proc V1), nos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, sendo aperfeiçoado e estendido à Justiça comum há dois anos. Conforme Maria Elisa, o novo sistema dispensou o uso de papel nos processos e modificou a dinâmica de trabalho dos servidores, sendo ainda passível de adaptação e melhorias.

O programa será coordenado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Cláudio Müller, doutor em Engenharia de Produção. Ele atuará como consultor e ministrante das aulas. O PDG 2012 para a área judiciária terá 30 horas de capacitação, com atividades mensais até novembro de 2012.

O Programa de Desenvolvimento Gerencial foi regulamentado pelo tribunal por meio da Resolução nº 96/2011.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região