Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Via Legal recebe V Prêmio Abecip de Jornalismo

Via Legal recebe V Prêmio Abecip de Jornalismo

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

O programa Via Legal,realizado pelaparceria entre Conselho da Justiça Federal (CJF) e TV Cultura, e o Repórter Eco, outro programa da TV Cultura, foram agraciados com o V Prêmio Abecip de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, que escolheu os trabalhos que mais se aprofundaram nas questões do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e da Segurança Jurídica dos Contratos e Responsabilidade Social (Meio Ambiente).
O Repórter Ecoconquistou o 1º lugar na categoria TV, com a reportagem Tijolo Ecológico, da jornalista Márcia Bongiovanni. O 2º lugar, na mesma categoria, ficou para oVia Legalpela matéria Conjunto Curado, do repórter Juliano Domingues. O resultado foi divulgado na noite da última segunda-feira (4/5), em São Paulo.
A matéria do Repórter Eco, Tijolo Ecológico, conduzida pela jornalista Márcia Bongiovanni e exibida em agosto de 2008, enfocou a realidade de mulheres em situação de risco que aprendem a técnica do tijolo ecológico. A ong paulista Lua Nova, dirigida por Raquel Barros, resolveu criar um projeto que une compromisso social com ecologia. O programa gera trabalho, renda e casas construídas com tijolos ecológicos para mulheres que vivem nas ruas. Em Araçoiaba, município próximo à Sorocaba, interior paulista, elas não só fazem o tijolo ecológico, como constroem suas próprias casas em regime de mutirão. Além disso, com o dinheiro obtido na venda dos tijolos, as mulheres pagam para ter a casa em seu nome. O lucro também é investido na construção de outros imóveis.
A reportagem Conjunto Curado, apresentada pelo repórter Juliano Domingues, no programa Via Legal, mostrou o fim de um pesadelo para mais de três mil famílias de Pernambuco que, apesar de já terem quitado o financiamento habitacional, não conseguiam a escritura dos imóveis. São histórias de pessoas que passaram décadas à espera do documento que só foi liberado por ordem da Justiça Federal. A matéria foi exibida em março de 2008.
Em sua 5ª edição, o Prêmio Abecip de Jornalismo contou com 127 inscrições, referentes a reportagens veiculadas entre setembro de 2007 e agosto de 2008. Foram contempladas matérias publicadas em mídias impressa, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Também foram concedidas duas menções honrosas e um prêmio especial.