Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Via Legal repercute saída de não índios da Reserva Raposa Serra do Sol em Roraima

Via Legal repercute saída de não índios da Reserva Raposa Serra do Sol em Roraima

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

Raposa Serra do Sol, Roraima. Uma viagem ao extremo norte do Brasil é o destaque do Via Legal, de 13 a 19 de maio. Alessandra de Castro esteve na reserva para mostrar as consequências da decisão judicial que confirmou a homologação da área indígena. Em duas reportagens especiais você vai entender porque a região virou palco de conflitos entre brancos e índios, além de entender como a intervenção da justiça mudou a vida dos personagens dessa história.
No sul do país, a preocupação é com o camarão rosa. A ganância de alguns produtores, que ignoram o ciclo de vida do animal, ameaça a espécie que garante o sustento de uma comunidade inteira. Analice Bolzan esteve no Parque Nacional da Lagoa do Peixe e flagrou a atuação de quem passa por cima das regras ambientais em nome do lucro fácil e rápido.
De São Paulo, Erica Resende revela os abusos cometidos em nome de uma brincadeira. A falta de limites dos universitários na hora de recepcionar os calouros tem se transformado em caso de polícia e até de justiça. Em muitas faculdades, trote ainda é sinônimo de humilhação e violência. Normalmente, os envolvidos acabam expulsos e a luta para reconquistar o direito de frequentar as salas de aula não é nada fácil.
Durante décadas o Brasil permitiu que um patrimônio precioso fosse levado para o exterior. A cobiça de colecionadores internacionais e a falta de regras rígidas fizeram o país perder obras de arte e antiguidades que contam a história do nosso povo. Agora, a movimentação de toda essa riqueza está sendo monitorada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Juliano Domingues conta como funcionam as medidas que podem fazer a diferença na preservação de bens culturais que são de todos os brasileiros.
Horários de exibição do programa:
TV Brasil - DF
(canal 2)
Dia 16 de maio, às 8h30
TV Justiça
(canal 95)
Dia 13 de maio, às 21h30
Dia 17 de maio, às 18h

Rede da TV Educativa
Dia de 16 de maio, às 8h30
Rede Cultura
Dia 16 de maio, às 7h30

http://vialegal.cjf.jus.br