Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Maio > Via Legal traz o drama de quem depende de um novo órgão para continuar vivendo

Via Legal traz o drama de quem depende de um novo órgão para continuar vivendo

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

O drama de quem depende de um novo órgão para continuar vivendo é destaque no Via Legal, de 27 de maio a 2 de junho. Mais de 70% dos brasileiros que precisam de um coração morrem na fila do transplante. Metade dos pacientes que aguardam por um fígado, também não resiste. No caso dos doentes renais, quem está na lista de espera vira refém da máquina de hemodiálise. Juliano Domingues esteve na Paraíba para mostrar porque a fila é tão lenta no Brasil e em que casos a justiça pode ser acionada para acelerar o atendimento.
De Cajamar, na grande São Paulo, vem um exemplo de como equilibrar proteção da natureza e reforma agrária. A invasão de uma propriedade que acabou virando assentamento do Incra criou um impasse ecológico. De um lado, as famílias já instaladas. Do outro, a necessidade de manter preservada uma área de reserva ambiental. A solução para o caso veio dos tribunais. A repórter Erica Resende visitou a comunidade e mostra o dia a dia dos moradores e os reflexos da decisão judicial para o equilíbrio do meio ambiente.
Uma das mais graves conseqüências da ocupação desordenada das cidades é a construção de moradias em áreas de risco como morros e encostas. Hoje, milhões de brasileiros vivem em casas que podem destruídas pela chuva e pelos deslizamentos de terra. Em Petrópolis, a situação é tão grave que a justiça precisou intervir. A ordem é para que a Prefeitura encontre um lugar seguro para quem já foi ou corre o risco de ser vítima desse tipo de desastre.

Pode parecer exagero mas, no serviço público, algo simples como a compra de alguns computadores pode levar meses, ou até anos. A explicação está na burocracia criada em nome de um controle rigoroso dos gastos. Mas, além de consumir dinheiro, o sistema que depende de inúmeros papéis e assinaturas, ainda toma tempo demais dos servidores que deveriam estar disponíveis para atender a população. Analice Bolzan explica como a tecnologia tem ajudado a mudar esse quadro no sul do país.
Horários de exibição do programa:
TV Brasil - DF
(canal 2)
Dia 30 de maio, às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 27 de maio, às 21h30
Dia 31 de maio, às 18h

Rede da TV Educativa
Dia de 30 de maio, às 8h30
Rede Cultura
Dia 30 de maio, às 7h30

http://vialegal.cjf.vialegal.jus.br