Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Autoridades prestigiam lançamento do Anuário da Justiça Federal

Autoridades prestigiam lançamento do Anuário da Justiça Federal

publicado 01/03/2012 10h15, última modificação 11/06/2015 17h13

Numa solenidade marcada pela presença de diversas autoridades do cenário jurídico nacional, foi lançado, nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, o “Anuário da Justiça Federal 2012”, obra que traz a radiografia dos cinco tribunais regionais federais do País. O evento aconteceu no mezanino do prédio dos plenários do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, desembargador federal Olindo Menezes, discursou representando a Justiça Federal brasileira. Ele destacou a importância desta primeira edição do anuário organizado pela Revista Consultor Jurídico destinada especificamente à Justiça Federal. “O Anuário da Justiça Federal 2012 presta um grande serviço à história da Justiça Federal.”

Para Olindo Menezes, o Judiciário brasileiro, salvo algumas iniciativas abnegadas e pioneiras, não tem muita tradição em preservar a memória para as futuras gerações. “Sempre que se buscam dados para um pronunciamento numa seção ou subseção judiciária, sobre os seus primeiros juízes e servidores, a falta de informação é dolorosa. Nem só isso: as poucas informações disponíveis muitas vezes são incompletas e não confiáveis, justamente pela falta de registros. Na correção desse cenário, o Anuário da Justiça Federal 2012 marca um tento significativo.”

O diretor da Revista Consultor Jurídico e coordenador da publicação, Márcio Chaer, explicou a metodologia da publicação. “O Anuário traz uma receita simples: apresenta os 512 desembargadores federais, descreve a estrutura funcional dos cinco tribunais regionais federais do País, informa o sistema de funcionamento e a estrutura de cada tribunal da Justiça Federal e destaca as decisões mais relevantes do ponto de vista jurídico; ou seja, é uma publicação que traz a geografia física, humana e científica da Justiça Federal do segundo grau.”

Após descrever os principais tópicos da publicação, Chaer destacou o trabalho desempenhado pelos magistrados. “O relatório mostra que os magistrados nunca trabalharam tanto. Afirmo com convicção que o Brasil tem, hoje, a melhor magistratura de sua história.”

O desembargador federal Vladimir Passos Freitas também ressaltou a importância da publicação, durante a solenidade de lançamento. “O Anuário da Justiça Federal 2012 é um excelente registro histórico. Nós somos absolutamente alheios à história do Judiciário; e o Anuário vem para suprir essa deficiência, e, quando o faz, presta um serviço inestimável”, disse.

O último a discursar foi o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, que destacou o importante trabalho desenvolvido pela Revista Consultor Jurídico ao mostrar um pouco da história do Poder Judiciário. “A Revista Consultor Jurídico, bem mais nova do que a Justiça Federal, não acompanhou toda a história desta, mas a resumiu com perfeição”.

Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowiski, membros do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), membros da magistratura e do Ministério Público, o presidente da OAB do Brasil, Ophir Cavalcante, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, além do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy.

 

 

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1.ª Região