Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Corregedor-geral da Justiça Federal participa de evento no TRF4

Corregedor-geral da Justiça Federal participa de evento no TRF4

publicado 02/03/2012 17h00, última modificação 11/06/2015 17h13

Ministro João Otávio de Noronha fez abertura de palestra promovida pela Emagis e amanhã coordena reunião com diretores das escolas de magistratura dos TRFs

Foi realizada hoje (1º/3), no Auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a palestra "Ética e a Formação do Magistrado", ministrada pelo desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, do Tribunal de Justiça de Rondônia. A mesa de abertura do evento contou com a presença do ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da JF brasileira, e dos desembargadores federais Marga Barth Tessler e Luiz Fernando Wowk Penteado, respectivamente presidente do TRF4 e diretor da Escola da Magistratura (Emagis) do tribunal.

A desembargadora Marga abriu o evento e passou a palavra ao ministro, que está em Porto Alegre para a Reunião do Conselho das Escolas de Magistratura Federal (CEMAF), a ser realizada amanhã (2/3), a partir das 9h, na sede do TRF4. Noronha, que além de corregedor-geral é o coordenador do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), afirmou aos presentes que seu propósito é dar uma nova vida às escolas, “transformando-as em verdadeiros centros de formação e aperfeiçoamento dos magistrados e não apenas em centros de palestras”.

“Precisamos nos preocupar com o juiz enquanto profissional, quando ele se depara com a realidade dos processos”, destacou o ministro. Para ele, é momento de darmos uma resposta à sociedade em termos de celeridade e que as decisões judiciais sejam efetivamente cumpridas. “O cidadão não lê nossas decisões, ele quer saber se o seu pedido foi atendido ou não. Temos que nos preocupar com isso. As escolas de magistratura devem assumir esse novo papel”, disse.

Reunião do CTAP

Durante todo o dia de hoje, foi realizada, na sede do TRF4, a Reunião de Trabalho do Comitê de Aperfeiçoamento e de Pesquisa, Editoração e Intercâmbio (CTAP) do Conselho da Justiça Federal. O grupo é formado por juízes federais representantes das cinco regiões da JF e pelos assessores das escolas de magistratura dos TRFs. O objetivo principal da reunião foi discutir o curso de formação inicial da magistratura federal, realizado pelos juízes federais substitutos logo após o ingresso na carreira.

Representando a 4ª Região, integram o CTAP os juízes federais José Paulo Baltazar Júnior e Artur César de Souza e a assessora da Emagis, Isabel Cristina Lima Selau.

Amanhã (2/3), também no Auditório do TRF4, será realizada, a partir das 9h, a Reunião do CEMAF, que é presidido pelo ministro João Otávio de Noronha e integrado pelos desembargadores diretores das cinco escolas de magistratura dos TRFs.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região