Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Encontro na JFRS promove capacitação de conciliadores

Encontro na JFRS promove capacitação de conciliadores

publicado 13/03/2012 09h40, última modificação 11/06/2015 17h13

A Justiça Federal do RS (JFRS) está promovendo nesta semana o I Módulo do Curso de Aperfeiçoamento e Capacitação de Magistrados, Servidores e Conciliadores. A atividade tem como objetivos desenvolver habilidades na área da Comunicação e debater os principais métodos existentes para a solução alternativa de conflitos.

A abertura do encontro ocorreu na manhã de hoje (12/3), no auditório do prédio-sede JFRS em Porto Alegre, e contou com as presenças do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coodenador-geral do Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon), e dos juízes federais Jurandi Borges Pinheiro, coordenador do Sistcon na JFRS, e Erivaldo Ribeiro, que atua na área da conciliação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No início dos trabalhos, o desembargador Brum Vaz destacou o fato de que a solução compositiva tornou-se hoje um serviço obrigatório para o Poder Judiciário, que já não consegue resolver todos os conflitos pelo sistema processual tradicional. Ele afirmou que “com a política nacional coordenada pelo CNJ, o Judiciário assume um compromisso com as técnicas de composição e, para isso, é preciso planejar o trabalho e dialogar com todos os atores envolvidos – entes públicos, advogados, mediadores e conciliadores – para se chegar aos resultados esperados”.

Ainda pela manhã, ocorreu a palestra do juiz Erivaldo Ribeiro sobre “Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos”. O juiz paranaense Roberto Portugal Bacellar, da área de capacitação do CNJ, falou no final da manhã sobre “Métodos Alternativos de Solução de Conflitos” e, na primeira palestra da tarde, abordou o tema “Comunicação e Conflito”. Na última apresentação do dia, o desembargador Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), também abordou o tema “Comunicação e Conflito”.

O encerramento será na manhã desta terça-feira (13/3), com o juiz Jurandi Borges Pinheiro falando sobre a estrutura dos novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons). O curso é destinado a magistrados, servidores e estagiários da Justiça Federal gaúcha (da capital e do interior), servidores e estagiários do TRF4, além de conciliadores voluntários externos.

 

Fonte: TRF4