Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Ética é tema de palestra no auditório do TRF4

Ética é tema de palestra no auditório do TRF4

publicado 02/03/2012 17h00, última modificação 11/06/2015 17h13

O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, do Tribunal de Justiça de Rondônia, ministrou a palestra “Ética e a Formação do Magistrado”, na tarde de ontem (1ª/3), no Auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento, dirigido a desembargadores e juízes federais, foi promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do tribunal.

Durante a palestra, o desembargador fez um comparativo entre a opinião da sociedade sobre o Judiciário em 1990 e 2011. Nos dois períodos, revela-se a baixa credibilidade no Poder. Pesquisas de diferentes institutos apontam que o Judiciário é moroso e que a sociedade o considera pouco honesto. Grangeia ressaltou ainda a importância da atuação das escolas de magistraturas dos tribunais. “O desafio das escolas é romper com o atual modelo de seleção de magistrados. Outro caminho é mudar o modelo de formação e vitaliciamento.”

O palestrante apontou que o Judiciário está vivendo uma crise de percepção. “Não basta que haja discurso de que todo o magistrado age com ética. É preciso que todos realmente ajam eticamente, pois senão vamos perder a significação para a sociedade”, salienta.

A mesa de abertura da palestra contou com a presença do ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da JF brasileira, e dos desembargadores federais Marga Barth Tessler e Luiz Fernando Wowk Penteado, respectivamente presidente do TRF4 e diretor da Emagis.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região