Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Ministro Carvalhido, como representante da ENFAM, intensifica a participação do Brasil na Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais/RIAEJ

Ministro Carvalhido, como representante da ENFAM, intensifica a participação do Brasil na Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais/RIAEJ

publicado 27/05/2015 01h07, última modificação 11/06/2015 17h10

O Brasil será responsável pela coordenação do debate sobre Oralidade em Matéria Penal a ser realizado em outubro, no México, durante a V Assembléia Geral da Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais, decisão que ocorreu durante a reunião da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais (RIEJ), que contou com a presença do Ministro Hamilton Carvalhido, corregedor-geral da Justiça Federal, diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), representando a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
Durante o encontro, do qual participaram as escolas judiciais da Colômbia, República Dominicana, México, Brasil e Costa Rica, Carvalhido buscou incrementar o intercâmbio da Enfam na RIAEJ.
Presente ao evento, a secretária de Ensino do CJF, Jaqueline Mello, explicou que as ações do Brasil junto à RIAEJ vão envolver o intercâmbio de informações, experiências e cursos voltados ao aprimoramento das escolas judiciais da Rede, principalmente os treinamentos a distância. Várias Escolas ofereceram vagas nos cursos a distância e o Ministro Carvalhido também colocou à disposição vagas nos cursos coordenados pelo Centro de Estudos ou em parceria com a Enfam, entre os quais, Introdução ao Direito e à Competência da Justiça Federal, Justiça Administrativa, Decisão e Lógica para Gestores, Governança em Tecnologia da Informação, entre outros. Também se comprometeu a publicar revista sobre os diversos resultados alcançados pelas escolas judiciais do RIAEJ, a ser lançada este ano.
A Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais anunciou, ainda, a oferta do Curso de Formação de Tutores Virtuais com o Portal Educativo das Américas, um treinamento específico para formar professores de cursos a distância. Segundo Jaqueline Mello, Secretária de Ensino, o CEJ irá solicitar à ENFAM aproximadamente 15 vagas a serem destinadas a juízes e servidores da Justiça Federal. Com duração de 12 semanas, o treinamento a distância será oferecido aos docentes que se destacaram no curso de formação realizado no ano passado pelo CEJ.