Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Presidente instala subseção judiciária em Paragominas/PA

Presidente instala subseção judiciária em Paragominas/PA

publicado 23/03/2012 10h00, última modificação 11/06/2015 17h13

Foi inaugurada ontem, dia 22 de março, a Subseção Judiciária de Paragominas, a sexta a ser instalada no interior do Pará. O estado já conta com subseções nos municípios de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal e Redenção. O novo órgão tem sob sua jurisdição 14 municípios, sendo 13 desmembrados da Subseção Judiciária de Castanhal e um da Subseção de Marabá. O acervo inicial é de mais de quatro mil processos relativos a execuções fiscais.

Para o diretor do foro da Seção Judiciária do Pará, Daniel Santos Rocha Sobral, a instalação da Subseção de Paragominas terá o benéfico efeito de favorecer os jurisdicionados, especialmente os menos favorecidos economicamente. “Eles não precisarão mais se locomover ou despender recursos, que sequer possuem, para verem um pleito aforado em uma subseção, cuja vara mais próxima ficava a mais de 200 km desta cidade”. A instalação também agradou o prefeito da cidade Adnam Demachki . “O acesso à Justiça Federal era dificil pra muitos. A inauguração da subseção judiciária em Paragominas vai facilitar a vida de muita gente”, afirmou entusiasmado.

Transformação – O município de Paragominas já figurou na lista do Ministério do Meio Ambiente como um dos que mais desmatava a Floresta Amazônica, mas, hoje, é modelo de desenvolvimento sustentável, recebendo o título de Município Verde. Para a juíza federal Lucyana Said, diretora da Subseção da cidade, Paragominas é prova de que a união da sociedade civil organizada e do poder público pode construir um país melhor. “A Justiça Federal vem somar esforços a esse processo de transformação, não só pela solução de conflitos, mas pelo impacto econômico que trará à região”.

Para o presidente Olindo Menezes, o próspero município de Paragominas tem a ventura de receber os serviços de uma justiça aureolada da mística da concepção funcional da Justiça Federal. “Trata-se de uma data importante para história judiciária deste município, cujo lema – trabalho perseverante, progresso com honra – bem expressa os valores cultivados pelo seu povo”.

Elogios e posse de servidores –  Ao final do evento, o presidente Olindo Menezes fez uma homenagem especial a três servidores da SJ/PA que se destacaram no desempenho de tarefas não habituais e, às vezes, não compatíveis com a função que ocupam para viabilizar a instalação das varas no interior do estado. Foram eles: José Luiz de Miranda, Edvan Guilherme e Cícero Souza.  Após a solenidade foram empossados 14 novos servidores da Subseção de Paragominas, ocasião em que o presidente solicitou empenho e dedicação aos novatos a fim de se manter o alto padrão dos trabalhos desempenhados pela  Justiça Federal no município.

Presenças – Além do presidente Olindo Menezes, do diretor da SJ/PA, Daniel Sobral, da diretora da Subseção, Lucyana Said, do prefeito Adnam Demachki, participaram da solenidade inúmeras autoridades, entre elas o juiz federal em auxílio à Presidência José Alexandre Franco, os juízes federais Rubens Rollo e Isaura Cristina de Oliveira, o diretor-geral Felipe Jacinto, o presidente da comissão de instalação de varas federais, Carlos Frederico Maia, e o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho.

Fonte: TRF1