Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > Representantes do TRF3 conhecem novidades do PJe no TRF5

Representantes do TRF3 conhecem novidades do PJe no TRF5

publicado 27/03/2012 15h00, última modificação 11/06/2015 17h13

Quatro representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3 estão, desde ontem, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 para conhecer a experiência de implementação do Processo Judicial eletrônico (PJe) no segundo grau da 5ª Região. De acordo com o assessor da presidência do TRF3, Douglas Cedro, o que mais chamou sua atenção foi a possibilidade que o Pje tem de intimar as partes assim que o desembargador assina o acórdão. “Não vi essa ferramenta em nenhum outro tribunal. É uma novidade muito interessante”, ressalta o assessor. Cedro informou ainda que o TRF3, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, utiliza o PJe apenas no 1º grau. “A expectativa é de que, a partir do segundo semestre, o sistema esteja implantado no 2º grau da 3ª Região”, finalizou.

PIONEIRISMO - O PJe está em uso na 5ª Região desde abril de 2010, quando a Justiça Federal no Rio Grande do Norte, de forma pioneira no Brasil, iniciou a utilização do sistema. No TRF5, teve início em março do ano passado. Desde então, a experiência exitosa tem chamado a atenção de outros tribunais, que enviaram representantes à esta Corte para conhecer as funcionalidades do PJe, a exemplo do TRF2 e Tribunal Superior do Trabalho. O PJe da 5ª Região foi escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como sistema eletrônico a ser adotado por todos os tribunais brasileiros.

Fonte: Ascom - TRF da 5ª Região