Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > TRF1: confirmada urgência no cumprimento de comando judicial para assistência a tetraplégico

TRF1: confirmada urgência no cumprimento de comando judicial para assistência a tetraplégico

publicado 27/05/2015 01h07, última modificação 11/06/2015 17h10

A 6.ª Turma do TRF da 1.ª Região manteve decisão para que a Universidade Federal de Minas Gerais disponibilize enfermeiros, em sistema de rodízio, por 24 horas, em domícilio do autor, acometido de tetraplegia, a fim de assisti-lo. A Turma estabeleceu ainda que cabe à Universidade definir a forma como irá operacionalizar o comando judicial respectivo.

Decisão proferida em liquidação de sentença, confirmada pelo TRF da 1.ª Região, havia ordenado a Universidade a manter à disposição, por cinco dias, os enfermeiros, além de comprovar a inclusão em folha para recebimento de pensão. A Universidade recorreu alegando não ser possível disponibilizar profissionais para atender ao comando sem concurso público, o que demanda tempo e disponibilidade financeira. Disse não se tratar de descumprimento de ordem judicial, mas de não cumprir uma ordem manifestamente inconstitucional.
Esclareceu o relator, juiz federal David Wilson de Abreu Pardo, que não fora ordenado concurso público, mas, sim, que a Universidade disponibilize os profissionais, comando judicial este que deverá ser cumprido, ficando a critério da Universidade a operacionalização. Afirmou o relator que o certo é existirem formas legais para o rápido cumprimento da decisão, e concluiu: "o Poder Judiciário não deve compactuar com o proceder do Estado, que, condenado pela urgência da situação, revela-se indiferente à tutela judicial deferida e aos valores fundamentais de proteção à saúde e à vida do agravado."
www.trf1.jus.br

Agravo Regimental n.º AI 2007.01.00.018872-0/MG