Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Março > TRF3 realiza mutirão de conciliação do SFH

TRF3 realiza mutirão de conciliação do SFH

publicado 23/03/2012 12h00, última modificação 11/06/2015 17h13

Processos do Sistema Financeiro da Habitação podem ser renegociados durante as audiências

O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, coordenado pela desembargadora federal Daldice Santana, realiza nesta semana um mutirão de conciliação com cerca de 270 processos do Sistema Financeiro da Habitação, que tramitam em grau de recurso no TRF3.

Durante as audiências, os mutuários têm a oportunidade de renegociarem suas dívidas da casa própria com representantes da Caixa Econômica Federal e da Empresa Gestora de Ativos – Emgea.

Foi o que fez a auxiliar administrativa Vilma Franhan quando compareceu hoje (22/3) na sala de audiências do Fórum Pedro Lessa, onde são realizadas as conciliações. Vilma havia adquirido uma casa na região de Cotia no ano 2000, financiado pela Caixa Econômica Federal. Porém, após dois anos, seu marido perdeu o emprego e o casal teve dificuldades em honrar as prestações. Hoje, Vilma finalmente fechou um acordo: “Consegui um desconto de 35% sobre a dívida apresentada, usei meu FGTS para pagar uma parte e o restante será refinanciado em um prazo maior”, explica.

Vilma mora com o marido e com dois filhos em uma outra residência, mas agora, com o acordo fechado, ela conta seus planos para o futuro: “vou tentar alugar a casa e pagar as prestações com a renda”. Ela ainda deixa um conselho: “compre tudo a vista”.

Os funcionários públicos Claudia Corsi e Marcos Corsi também participaram do mutirão de conciliação. Eles haviam adquirido um imóvel na zona leste de São Paulo em 1990 e pagaram as prestações do financiamento por 18 anos, até que decidiram entrar na Justiça por não concordarem com o saldo devedor residual.

“A Caixa ainda apresentava uma dívida de 154 mil e agora no mutirão, eles fecharam um acordo por R$ 49.665,00”, explica a advogada Márcia Cristiane Saqueto Silva. Segundo ela, o acordo foi satisfatório. “A primeira coisa que recomendo aos meus clientes é o acordo. Até porque o que me causa medo é a retomada do imóvel. Hoje, a venda de um apartamento que vai a leilão é muito rápida e as pessoas compram mesmo. Com uma ação de emissão de posse meu cliente está na rua em 30 dias, totalmente descoberto”, explica a advogada.

Também participaram do mutirão as juízas federais Flávia Pellegrino Soares Millani; Gisele Bueno da Cruz e Luciana Melchiori Bezerra. As audiências acontecem até amanhã (23/3), na avenida Paulista, 1682, 12º andar.

Os interessados em participar das próximas conciliações podem enviar seus pedidos para o e-mail: concilia@trf3.jus.br 

 

Fonte: TRF3