Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > Central de Conciliação do DF recebe visita de conselheiro do CNJ

Central de Conciliação do DF recebe visita de conselheiro do CNJ

publicado 07/11/2012 18h35, última modificação 11/06/2015 17h11

Nesta quarta-feira, dia 7, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) José Roberto Neves Amorim visitou a Central de Conciliação da Justiça Federal do Distrito Federal (SJDF). Ele foi recebido pelo coordenador-geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da Primeira Região (Sistcon), desembargador federal Reynaldo Fonseca, pela diretora do foro da SJDF e coordenadora do Núcleo de Conciliação da SJDF, juíza federal Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas, e pelo juiz auxiliar do CNJ, André Gomma.

O objetivo da visita foi prestigiar e conhecer as atividades da Justiça Federal da Primeira Região na Semana Nacional de Conciliação. O conselheiro também visitou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e o Tribunal Regional do Trabalho da 10.ª Região, instituições que também participam do evento.

Para o desembargador Reynaldo Fonseca, a conciliação não é apenas uma alternativa para diminuir o volume de processos. “A Semana Nacional de Conciliação do CNJ é uma simbologia, pois nós fazemos conciliação o ano inteiro. Só na Primeira Região já temos 80.996 acordos homologados neste ano, o que demonstra que este diálogo não é só uma alternativa para o Judiciário tirar processos da prateleira, mas é também o reconhecimento de um direito do cidadão, e a consequência disso é a felicidade humana”, ratificou o coordenador-geral do Sistcon.

Semana Nacional de Conciliação

A sétima edição da Semana Nacional de Conciliação começou nesta quarta-feira, dia 7, e faz parte do Movimento Conciliar é Legal, do CNJ. O evento consiste na realização simultânea de diversos mutirões de conciliação, em todo o País, por tribunais de todos os ramos da Justiça brasileira. O lema da edição deste ano é “Quem concilia sempre sai ganhando. Não importa de que lado você esteja. Um acordo justo é um acordo bom para todos”.

As atividades vão até o dia 14 de novembro, e a novidade deste ano é a inclusão de ações no final de semana, nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo). O evento será oficialmente aberto na próxima quinta-feira, dia 8, às 11h, no auditório do TJDFT. A solenidade contará com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Ayres Britto, dos conselheiros do CNJ, José Roberto Neves Amorim e Fernando da Costa Tourinho Neto, e do coordenador-geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da Primeira Região (Sistcon), desembargador federal Reynaldo Fonseca, entre outras autoridades do Poder Judiciário.

Balanço – Na edição de 2011 foram realizadas 349.613 audiências, com 168.841 acordos fechados. O valor envolvido nos acordos fechados na edição do ano passado foi de R$ 1,072 milhão, e 779.688 pessoas foram atendidas pelos tribunais que participaram da Semana Nacional de Conciliação.

Com informações da Agência CNJ de Notícias