Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > Justiça Federal na Paraíba adere ao movimento Novembro Azul

Justiça Federal na Paraíba adere ao movimento Novembro Azul

publicado 16/11/2012 15h00, última modificação 11/06/2015 17h11

A Justiça Federal na Paraíba aderiu, desde a noite dessa quarta-feira (14), ao movimento mundial contra o câncer de próstata, denominado Novembro Azul. A fachada da sede da Seção Judiciária paraibana, no Brisamar, ficou totalmente iluminada com a cor azul, com o objetivo de destacar sua adesão à campanha, que tem como finalidade alertar os homens sobre a importância do exame para detectar a doença.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino, representando cerca de 10% do total de cânceres, de acordo com o Instituto Nacional de câncer (Inca).

A estimativa é de que, em 2013, 62 mil novos casos sejam registrados no país, segundo informações do Ministério da Saúde, daí a relevância do alerta para a realização do exame preventivo por homens acima de 50 anos. Em 2011, foram 54 mil casos.

A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro) e faz referência, também, ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. 

            

Fonte: Ascom/JFPB