Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > Megamutirão de Conciliação tem abertura oficial na Seção Judiciária da Bahia

Megamutirão de Conciliação tem abertura oficial na Seção Judiciária da Bahia

publicado 09/11/2012 13h05, última modificação 11/06/2015 17h11

O Megamutirão de Conciliação da Seção Judiciária da Bahia foi aberto oficialmente na tarde da última quarta-feira, dia 07/11, pelo juiz federal diretor do Foro desta Seccional, Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, com solenidade em que estiveram presentes di­versas autoridades da Caixa Econômica Fe­deral, da EMGEA, da Defensoria Pública da União, dos Conselhos Regionais de Adminis­tração, Contabilidade, Enfermagem, Medicina Veterinária, Psicologia, Engenharia e Arquite­tura, juízes federais, servidores do Judiciário e da CEF, além de oficiais do Exército Brasileiro, todos estes partícipes do es­pírito da conciliação.

Durante a solenidade, a banda da VI Região Militar, sob a regência do maestro e primeiro sargento Adeilson, executou o Hino Nacional e procederam ao desen­lace oficial inaugural do evento o juiz fe­deral diretor do Foro, Ávio Novaes; o juiz federal substituto coordenador-adjunto do Núcleo de Conciliação desta Seccio­nal, João Paulo Pirôpo de Abreu; o diretor da Empresa Gestora de Ativos - EMGEA, Eugen Smarandescu Filho; e o gerente regional da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Juscelino Campelo de Siqueira (foto acima).

O juiz federal Ávio Novaes pontuou, que hoje vivemos tempos novos no Ju­diciário e na sociedade. “A Justiça Fe­deral da Bahia estabeleceu como meta outras formas de composição de confli­tos, sendo uma delas o diálogo. Através do diálogo as pessoas definem novos paradigmas, alguns cedendo um pouco de um lado, outros abrindo mão de um pouco por outro lado e assim todos saem ganhando”, disse o diretor do Foro.

Ele também agra­deceu pela partici­pação de todos os presentes, inclusive do Exército Brasileiro que tem garantido o bem estar e a paz so­cial tanto na capital quanto nas cidades do interior onde a Justiça Federal tem subseções. Registrou especial agradeci­mento ao Dr. João Paulo Pirôpo, afirman­do que ele é um exemplo de magistrado pelo seu alto grau de comprometimen­to e engajamento. Finalizou afirmando: “Temos como uma das nossas funções a construção de uma sociedade mais hu­mana e mais justa, e um pouco disso estamos hoje fazendo aqui”.

O juiz federal substituto João Paulo Pirôpo dividiu com todos os presentes a alegria em dar início ao Megamuti­rão de Conciliação afirmando ser este o coroamento de um grande trabalho de planejamento e negociação com os parceiros ali presentes, o que deman­dou muito esforço e empenho. Atribuiu ao juiz federal Ávio Novaes o papel de grande idealizador e sem o qual nada seria possível. Lem­brou os parceiros en­volvidos, agradecendo a todos, entre eles os magistrados, servido­res, advogados da Cai­xa e dos conselhos pro­fissionais, a Defensoria Pública e o Exército Brasileiro.

Eugen Smarandescu agradeceu ao diretor do Foro pelo seu prota­gonismo atuante, lem­brando que aprendeu a admirar ainda mais o magistrado durante o período em que este realizou brilhante tra­balho no CJF e no CNJ e lembrou que este é um mutirão diferente de todos os demais por ser aberto a toda a sociedade e por ter um número expressivo de participantes envolvidos com grande engajamento, comprometimento e energia. Finalizou afirmando que: “Quando as entidades cumprem a sua missão, quem ganha é a comunidade”.

Juscelino Siqueira garantiu que a CEF está comprometida para dar celeridade aos processos na Justiça e participa do evento com condições especialíssimas de negociação de dívidas, registrando que a empresa tem consciência de que os contratos firmados sofreram desequi­líbrio financeiro ao longo dos anos por conta dos antigos planos econômicos e, desse modo, está oferecendo descontos muito vantajosos.

As audiências acontecem até a próxima quarta-feira 14/11, no Com­plexo da Caixa da Caixa Econômica Federal, Brotas.