Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > Palestra dá dicas sobre segurança urbana

Palestra dá dicas sobre segurança urbana

publicado 13/11/2012 13h45, última modificação 11/06/2015 17h11

Aconteceu no dia 12/11 no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo a palestra “Segurança Urbana: como não ser a próxima vítima”, promovida pelo Núcleo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e ministrada pelo tenente coronel militar, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, João Luiz de Campos. 

Durante a apresentação o comandante deu várias orientações sobre como proceder em situações de risco, com dicas sobre atitudes preventivas e postura consciente para garantia da segurança pessoal em passeios noturnos, em casa e no trânsito. 

Explicou, também, como é a dinâmica do roubo e quais os principais tipos de crime ocorridos nas grandes metrópoles como São Paulo, com indicações de como é possível ter atitudes simples e preventivas para não favorecer a ação de bandidos e ser uma vítima em potencial.“A criminalidade sempre vai buscar o alvo mais fraco e mais vulnerável. Por isso é importante saber se proteger e ficar atento. E isso é possível com medidas muito simples”, afirmou o comandante João Luiz de Campos. 

Na opinião do estagiário Renato Yukio, da 3ª Vara Federal Criminal em São Paulo, a palestra serviu para conscientizar os participantes sobre os meios de como se defender da violência urbana. “Eu acredito que a gente pode fazer alguma coisa para, pelo menos, evitar. Muitas vezes as pessoas acabam facilitando a ação do crime, andando por lugares perigosos ou deixando objetos à mostra”, afirmou Renato.

Para o servidor Antônio Marcos Sawata, do Núcleo de Gestão Documental e Memória da Justiça Federal em São Paulo, a palestra é mais um canal para conscientizar as pessoas. “Nosso país está num clima de tanta violência que qualquer palestra, qualquer forma de conscientização faz com que fiquemos mais atentos”, declarou Sawata