Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > Seção Judiciária de Goiás recebe treinamento do sistema AJG

Seção Judiciária de Goiás recebe treinamento do sistema AJG

publicado 09/11/2012 21h05, última modificação 11/06/2015 17h11

A Justiça Federal de Goiás concluiu nesta sexta-feira, dia 9, o treinamento destinado a diretores de secretaria da seccional e subseções judiciárias, bem como a servidores da Administração e áreas correlatas, no uso do Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária Gratuita, do Conselho da Justiça Federal (AJG/CJF).

O Sistema AJG/CJF foi instituído pela Resolução CF-RES 2012/00201 do Conselho da Justiça Federal, sendo uma forma gerencial de nomeação e pagamento de honorários de advogados dativos e voluntários, curadores, peritos, tradutores e intérpretes, em casos de assistência judiciária gratuita.

O treinamento foi coordenado pelo presidente da Comissão de AJG/TRF da 1ª Região, Márcio Albuquerque, e ministrado por servidores dos TRFs da 1ª e da 4ª Região.

"A nomeação do profissional perito é feita pelo juiz da vara, e suas ações precisam ser validadas pela vara para que haja o pagamento pelo sistema AJG/CJF", afirmou o coordenador Márcio Albuquerque.

Na ocasião, ele relatou que, a pedido da servidora Bhasthya, diretora do Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais de Goiás (Nucod/GO), que esteve em Brasília participando do treinamento, o curso foi estendido para o estado de Goiás, sendo que inicialmente apenas as seccionais de Minas Gerais e Bahia seriam contempladas com esse curso em suas respectivas sedes, devido ao padrão da seccional, número de processos e perícias.

O diretor do foro da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Mark Yshida Brandão, prestigiou o treinamento na manhã do dia 8 – quando foram iniciados os trabalhos –, ocasião em que parabenizou a iniciativa da servidora Basthya, deu as boas-vindas aos servidores dos TRFs e desejou aos participantes que tivessem um bom aproveitamento do curso.

A partir de 2 de janeiro de 2013, só serão admitidos a nomeação e o pagamento de peritos no âmbito da Justiça Federal de 1.º e de 2.º grau por meio do sistema AJG/CJF.

Fonte: Seção de Comunicação Social/SJGO