Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > TRF4 na Feira do Livro: evento encerra neste domingo e tribunal marca presença pelos serviços prestados ao cidadão

TRF4 na Feira do Livro: evento encerra neste domingo e tribunal marca presença pelos serviços prestados ao cidadão

publicado 12/11/2012 12h05, última modificação 11/06/2015 17h11

Neste domingo, último dia  (11/11) da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS),  milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade de visitar o evento e utilizar os serviços oferecidos no estande do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no maior evento literário a céu aberto da América Latina, por onde circularam mais de um milhão e 300 mil pessoas.

Foram dezessete dias de atendimento ao público, divulgando as ações da Justiça Federal da 4ª Região, tirando dúvidas da população e prestando atendimentos como consulta processual, indicação de processos para conciliação e ajuizamento de ações. Mais de 15 servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) trabalharam direto da praça, atendendo quem buscava informações sobre a Justiça, direitos, conciliação e Juizados Especiais Federais, das 12h30 às 21h.  Os juízes federais também estiveram presentes. Dos gabinetes para o espaço público, eles trouxeram a experiência do dia a dia para a praça, esclarecendo o cidadão que procurou atendimento no projeto “Juiz na Feira”. Cada magistrado abordou os assuntos de competência de sua vara federal, como Sistema Financeiro da Habitação (SFH), Financiamento Estudantil (FIES), fornecimento de medicamentos e concessão de benefícios previdenciários.  Outro serviço de destaque no estande foi o ajuizamento de ações eletrônicas direto da Feira do Livro. Foram seis dias de atendimento dos advogados voluntários da Assistência Judiciária Voluntária (AJV) da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JF-RS). Mais de 500 pessoas tiveram consultas individuais no estande, com o ajuizamento de sete processos direto da Praça da Alfândega. A ação do TRF4 na Feira do Livro também foi marcada pelo debate de temas atuais do Direito. Magistrados proferiram palestras sobre improbidade administrativa e Direito Ambiental, promovendo uma discussão com a sociedade e ressaltando a atuação do Judiciário nestes assuntos. Para a  presidente do TRF4, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, “a feira foi mais uma oportunidade de estarmos próximos do cidadão, de podermos disponibilizar os nossos serviços a quem precisa”.O “Espaço de serviço de cidadania” do TRF4 na Feira do Livro funcionou de 26  de outubro a 11 de novembro.

Fonte: Ascom TRF4