Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > TRF4 na Feira do Livro: tarde de autógrafos para os estagiários da Fase do tribunal

TRF4 na Feira do Livro: tarde de autógrafos para os estagiários da Fase do tribunal

publicado 05/11/2012 09h05, última modificação 11/06/2015 17h11

“É um privilégio da nossa turma estar aqui lançando um livro escrito por nós. Essa é a prova de que temos um potencial de fazer coisas boas e mudar as nossas vidas.” A declaração de Maicon Eduardo da Costa Martins, feita em nome de todos os estagiários da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (Fase) que participam do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), marcou o lançamento da obra que reúne textos em que os jovens escritores narram suas próprias vidas. O 1º andar do Memorial do Rio Grande do Sul foi o palco para a sessão de autógrafos, que aconteceu hoje (31/10) à tarde e faz parte da programação do tribunal na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O livro, intitulado “Virando a Página – 2012”, é fruto do projeto de mesmo nome, em que os adolescentes frequentam oficinas de leitura e produção textual. Este é o segundo volume da publicação. O primeiro foi lançado na Feira do Livro do ano passado. A servidora do tribunal Rosane Ávila de Oliveira, autora do programa e quem ministra as aulas, esteve presente no evento. Ela ressalta que “essa iniciativa é uma forma de dar visibilidade para esses jovens perante a sociedade. Nós estamos fazendo o que está ao nosso alcance para desenvolver a vida social deles.”
Os familiares dos autores também foram prestigiar o lançamento. Serli Issler da Silva, mãe da estagiária do Setor de Ações Socioambientais, Dandara Silva de Morais, destacou a mudança que o projeto trouxe na vida da filha. “Tudo o que está acontecendo com a vida dela é uma mudança maravilhosa. O livro é mais uma conquista pra minha filha”, falou. Já Dandara salientou: “nunca imaginei que um dia teria a oportunidade de contar a minha história para as outras pessoas”. 
O vice-presidente do TRF4, desembargador federal Luiz Carlos de Castro Lugon, participou do evento, fazendo o discurso de abertura. Ele disse que “esse projeto é um orgulho para o nosso tribunal. Para os jovens, participar dessa obra é uma forma de abrir novos horizontes e novas oportunidades em suas vidas”. A assistente social do TRF4 Cátia Segabinazzi também esteve presente na sessão de autógrafos.

PET
Desde 2004, o Programa de Educação pelo Trabalho é realizado em parceria pelo TRF4 e pela Fase. O programa oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o exercício do trabalho. Desde sua criação, já participaram mais de 102 adolescentes, entre 16 e 21 anos.

Fonte: TRF4