Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Novembro > TRF4 participa de Passeio Ciclístico neste domingo

TRF4 participa de Passeio Ciclístico neste domingo

publicado 27/05/2015 01h08, última modificação 11/06/2015 17h11

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) estará participando no domingo (8/11) do Passeio Ciclístico – V Ciclotur, atividade promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. O passeio estava marcado inicialmente para o dia 27 de setembro, porém, foi transferido devido à chuva que impossibilitou a atividade. Na nova data, a saída será às 9h30min, do Parque Marinha do Brasil. A concentração dos ciclistas começa a partir das 9h. A corte convida todos a participar.

A crescente poluição mundial, os engarrafamentos nas grandes cidades e a necessidade de exercícios para a saúde estão levando os governos a buscarem a bicicleta como alternativa de transporte, pois pedalar reduz a suscetibilidade a males relacionados com o estilo de vida moderno. Entretanto, uma pesquisa apresentada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) concluiu que a bicicleta corresponde a apenas 2% do total de meios de locomoção no trânsito brasileiro, contra 28% de automóveis. Por outro lado, uma bicicleta ocupa apenas 5 metros quadrados numa via por passageiro transportado, enquanto o carro chega a 40 metros quadrados.

Um teste feito nas ruas de Porto Alegre pela empresa Bike-Entrega comprovou que a bicicleta pode ser bem mais rápida que os veículos motorizados. Esse resultado foi auferido no 1º Desafio Intermodal realizado na capital em julho deste ano, onde dez tipos de locomoção fizeram o mesmo percurso simultaneamente. Enquanto de bicicleta foram gastos oito minutos para ir do Mercado Público até o Monumento do Expedicionário, na Redenção, obtendo o primeiro lugar, de ônibus o mesmo trajeto durou 21 minutos, e teve a 6ª colocação. Os outros meios utilizados foram: cavalo (2º lugar), motocicleta (3º), táxi (4º), a pé (5º), carro (7º), skate (8º) e patins e cadeira de rodas (9º).

Um dos objetivos do passeio ciclístico é, portanto, incentivar as pessoas a utilizar, cada vez mais, esse meio de transporte. Um exemplo dessa nova tendência é o sistema de trânsito de bicicletas implantado em Paris, em julho de 2007, chamado de Velib, no qual parisienses e visitantes podem alugar bicicletas em diversas estações espalhadas pela cidade.

www.trf4.jus.br