Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Começou a implantação do SIGJUS na JFRJ

Começou a implantação do SIGJUS na JFRJ

publicado 27/05/2015 01h09, última modificação 11/06/2015 17h12

Gestores e servidores da área administrativa da Seção Judiciária do Rio de Janeiro foram apresentados aos Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal (SIGJUS) nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, no auditório do Foro da Av. Rio Branco. O SIGJUS é uma iniciativa do Conselho da Justiça Federal (CJF) para unificar todos os sistemas administrativos da Justiça Federal de 1ª e 2ª Instâncias.

A diretora da Secretaria Geral da SJRJ, Patrícia Longhi, abriu os trabalhos ressaltando a importância da unificação envolver todas as instâncias. Em seguida, o coordenador regional do SIGJUS e servidor do TRF2, Claudio Sassi, apresentou o projeto, remontando à primeira iniciativa de criação de um sistema unificado.

Sassi explicou a formação do grupo de trabalho que fez o diagnóstico geral da Justiça Federal, o mapeamento dos processos e a implementação dos processos-padrão. Também mostrou os resultados já alcançados, como a melhoria da integração entre os órgãos, além de expectativas futuras, entre estas a unificação e centralização dos sistemas da Justiça Federal.

Segundo Sassi, um dos objetivos do SIGJUS é a unificação de procedimentos administrativos, automação de processos e a integração dos sistemas informatizados da Justiça Federal. O coordenador observou ainda que o SIGJUS não é um sistema informatizado, mas um sistema integrado de gestão.

Em seguida, os servidores da SJRJ ouviram a palestra do consultor Marcos Chaves, da ELO Group, empresa que presta consultoria para o desenvolvimento do novo sistema. Chaves chamou atenção para a importância da modernização dos processos de trabalho na Justiça Federal. De acordo com o consultor, o novo modelo de gestão está baseado em um coletor de boas práticas, que poderão ser implementadas por todos os órgãos.

www.jfrj.jus.br