Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Encontro de servidores de toda a 1ª Região discute planejamento estratégico

Encontro de servidores de toda a 1ª Região discute planejamento estratégico

publicado 16/10/2012 19h35, última modificação 11/06/2015 17h12

O planejamento estratégico foi a principal pauta do segundo dia do I Encontro Administrativo da Justiça Federal da 1ª Região. O evento reuniu, nesta terça-feira à tarde, 16, cerca de 70 participantes, entre dirigentes do TRF e diretores das secretarias de administração de todas as 14 seções judiciárias, no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília.

As discussões foram conduzidas pela diretora da Divisão de Projetos Organizacionais e Apoio à Gestão do TRF (Diget/Cenag), Mariana Madruga, que abriu a apresentação do planejamento estratégico tratando do projeto de Regulamento de Serviços do Tribunal e das seccionais. O documento, que lista detalhadamente as atribuições de cada unidade interna dos órgãos da Primeira Região, está sendo revisto e aperfeiçoado, a começar pelo TRF e pelas seções judiciárias de padrão 6 – Minas Gerais e Bahia.

Em seguida, Mariana Madruga discorreu sobre o andamento das metas do Poder Judiciário estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse ponto, a palestrante pediu a colaboração dos servidores na disponibilização de dados estatísticos sobre o desempenho das varas federais, para dar cumprimento às metas. “Os números indicam que não estamos indo bem e precisamos melhorar”, afirmou a diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), Bárdia Tupy, responsável por acompanhar o cumprimento das metas no âmbito da Primeira Região. A seccional, assim como a Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT), é referência na promoção de encontros anuais com representantes de todas as varas, inclusive do interior, para tratar de questões administrativas e judiciais que ajudam a aprimorar os processos de trabalho.

As discussões também giraram em torno da Resolução 194/2012, do Conselho da Justiça Federal (CJF), que dispõe sobre o Planejamento Estratégico da Justiça Federal (PEJF). Até 2014, o CJF estabeleceu nove metas prioritárias, entre elas a meta 1, que prevê o preenchimento de todos os cargos vagos de magistrados, e a meta 2, que visa atingir 100% das metas estabelecidas pelo CNJ no julgamento de processos antigos. As diretrizes são consoantes com o Mapa Estratégico da Justiça Federal, para o período de 2010 a 2014. O mapa traça estratégias específicas em três áreas: recursos, processos internos e resultados.

Dentro dessa estrutura, a atual Administração do Tribunal destacou, como diretrizes para o biênio 2012-2014, uma atuação mais voltada às dimensões humana – com foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho –, processual e gerencial. “É uma base estrutural que vai permitir melhorar nossos resultados”, explicou Mariana Madruga. Durante a explanação, a diretora da Diget apresentou um portfólio de projetos estratégicos enviados pelas seccionais, que visa prover soluções tecnológicas efetivas, adequações estruturais e de segurança, e melhorias no sistema de gestão judiciária e administrativa. Os projetos serão vinculados ao orçamento do ano que vem para que possam ser executados nas seções e subseções judiciárias.

Após a apresentação da Diget, o diretor da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe), Tito Antônio Guerra, falou sobre o Programa de Assistência aos Magistrados e Servidores do TRF da 1ª Região (Pro-Social). Os servidores puderam sanar dúvidas e apresentar questionamentos sobre o programa e seu funcionamento no Tribunal e nas seccionais. Atualmente, 20.888 pessoas são beneficiadas pelo Pro-Social, sendo 6.913 titulares e 13.975 dependentes.

Para finalizar os trabalhos do segundo dia de encontro no Centrejufe, o supervisor da Divisão de Sistemas Administrativos da Secretaria de Tecnologia da Informação (Disad/Secin), Geraldo Afonso, apresentou novidades e discutiu pendências do Sistema de Gestão Administrativa Integrada (e-Admin) da Primeira Região.

O I Encontro Administrativo da Justiça Federal da 1ª Região encerra-se nesta quarta-feira, 17, com um ciclo de debates que contará com a presença dos secretários do Tribunal. O evento começa às 9h, no Salão Nobre, localizado no Edifício-Sede I.