Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Etapa Nordeste do Programa Valorização do Magistrado acontece no TRF5

Etapa Nordeste do Programa Valorização do Magistrado acontece no TRF5

publicado 01/10/2012 16h45, última modificação 11/06/2015 17h12

Programa do CNJ visa a formular propostas de valorização da magistratura e do Poder Judiciário

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) sediou na manhã de hoje (1/10) a solenidade de abertura do Encontro Regional Nordeste do Programa “Valorização dos Magistrados: Juiz Valorizado, Justiça Completa!”, coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidida pelo conselheiro José Lúcio Munhoz.

A solenidade foi presidida pelo conselheiro do CNJ, José Lúcio Munhoz, e a mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), André Genn, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, e pelos conselheiros do CNJ, Gilberto Martins, Jefferson Kravchychyn e Emanoel Campelo.

O presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, falou da importância do Programa e da visão que o CNJ teve de perceber a necessidade de valorizar a magistratura. “Nós, magistrados, somos servidores públicos, somos uma categoria comum. Mas uma categoria comum que tem algo especial que precisa ser mostrado e valorizado. E essa é a grande dificuldade que temos de enfrentar”, avaliou.

Em sua fala, o conselheiro José Lúcio Munhoz demonstrou preocupação com o desgaste da magistratura, alertando para o fato de que é preciso fazer reflexões e apresentar propostas que possam dignificar o trabalho do magistrado. “Enquanto estamos conversando aqui, a cada minuto, 42 sentenças são proferidas. Por ano, são 22 milhões de sentenças, e isso a população não tem ciência”.

Ao longo do dia, serão debatidos quatro temas: mecanismos de suporte e apoio ao trabalho judicial; formação ética e teórico-prática dos magistrados e os fins da justiça; visão do Judiciário e a figura pública do magistrado na sociedade; e a comunicação dos tribunais e magistrados com a sociedade. Participam também do evento corregedores de Justiça, diretores de escolas da magistratura, presidentes de associações de magistrados, juízes de Direito e federais e assessores de Comunicação Social do Poder Judiciário.

Fonte: Ascom - TRF do 5ª Região