Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Presidente do TRF3 participa de lançamento de cursos de Pós-graduação a distância

Presidente do TRF3 participa de lançamento de cursos de Pós-graduação a distância

publicado 22/10/2012 16h35, última modificação 11/06/2015 17h12

No dia 19 de outubro a Escola Paulista de Direito (EPD), em São Paulo, inaugurou um novo programa de educação a distância (EAD). Neste semestre funcionarão 4 cursos jurídicos de pós-graduação online e, para o primeiro semestre de 2013, a projeção é de um total de 25 cursos.

Participaram da solenidade o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca, o corpo de coordenadores/professores da EPD e o ministro da Justiça Jose Eduardo Cardozo que inaugurou o novo segmento proferindo uma palestra sobre a relação do estado democrático de direito com o crescimento da educação a distância.

O ministro iniciou sua palestra com um diagnóstico dos desafios enfrentados pelo Brasil, em especial, na democratização do conhecimento, frente a um país de dimensões continentais com realidades muito distintas. Para José Eduardo Cardoso, o EAD promove o aprimoramento do estado democrático de direito, visto que com esta nova tecnologia é possível vencer barreiras territoriais, dando a oportunidade do ensino de forma igualitária. Finalizou seu discurso fazendo um paralelo entre o professor e o artista: “O ditado: o artista vai onde o povo está, também pode ser aplicado ao professor, pois com a educação a distância, podemos dizer também que o professor vai onde o aluno está”.

O presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, também acadêmico e coordenador de cursos na Escola Paulista de Direito, se mostrou entusiasmado com as possibilidades que a tecnologia, em especial, as aplicadas ao EAD, podem ser benéficas para a educação. Citou como exemplo a cidade de São Paulo, onde há um grave problema de deslocamento em razão do trânsito, por isso, o EAD está ganhando cada vez mais espaço no município e completou: “a Escola Paulista de Direito dá um passo histórico no sentido de aprimorar a transmissão do conhecimento humano”.