Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Presidente do TRF4 participa na próxima semana de colóquios em universidades e tribunais da Alemanha

Presidente do TRF4 participa na próxima semana de colóquios em universidades e tribunais da Alemanha

publicado 25/10/2012 20h20, última modificação 11/06/2015 17h12

A desembargadora federal Marga Barth Tessler, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), vai participar, entre os dias 29 e 31 de outubro, do II Encontro Brasil-Alemanha nas cidades alemãs de Berlim, Leipzig e Munique. A magistrada será uma das representantes do Judiciário brasileiro no evento, que contará com a presença dos ministros do STJ João Otávio de Noronha, corregedor-geral da Justiça Federal, Isabel Gallotti e Sidnei Beneti, e dos presidentes dos TRFs da 2ª, 3ª e 5ª Regiões, desembargadores Maria Helena Cisne, Newton de Lucca e Paulo Roberto de Oliveira Lima.


Marga irá proferir palestra, em língua alemã, durante colóquio no Superior Tribunal Administrativo de Leipzig, no dia 30 de outubro (terça-feira). A magistrada falará sobre “A Proteção do Meio Ambiente no Brasil”. A ministra Isabel Gallotti vai abordar “O Litígio Administrativo Brasileiro, Ação Popular e Ação Civil Pública”. Os magistrados brasileiros, que serão recebidos pela presidente do tribunal de Leipzig, Marion Eckertz-Höfer, também farão uma visita ao prédio do antigo Tribunal Imperial da cidade.


Divulgação do Direito brasileiro

O encontro é fruto de parceria científica entre o Conselho da Justiça Federal (CJF) e as universidades de Berlim e Friburgo, mediante o qual o Centro de Estudos Judiciários realizou três seminários no Brasil, com a participação de magistrados e acadêmicos alemães.
 
“Trata-se de um passo importantíssimo na inserção internacional de divulgação científica do Direito brasileiro e das experiências recíprocas entre os dois países”, comenta o juiz federal em auxílio à Corregedoria-Geral, Márcio Mafra, coordenador científico do evento, ao lado do professor doutor Rolf Stürner, da Universidade de Friburgo.


A programação do II Encontro se inicia na segunda-feira (29/10), na Universidade Humboldt de Berlim, onde o grupo será recebido pelo diretor da Faculdade de Direito, Reinhard Singer. O ministro Noronha vai proferir palestra sobre o tema “A Ordem Econômica na Constituição”. Na ocasião, será realizada solenidade de assinatura da prorrogação dos acordos de cooperação entre o CJF e as universidades de Berlim e de Friburgo. “No momento, estamos desenvolvendo, ainda no bojo dessa cooperação, a inclusão da Universidade de Brasília, para que se possa oferecer um curso de mestrado com dupla certificação, das universidades de Friburgo e de Brasília, para estudantes dos dois países e juízes federais brasileiros”, anuncia o juiz Márcio Mafra.
 
Também farão palestra na Universidade de Berlim o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz federal Nino Toldo, e os professores-doutores alemães Christian Waldhoff e Christoph Möllers. Após o colóquio na universidade, as autoridades brasileiras serão recebidas no Ministério da Justiça pela diretora Marie Luise Graf-Schicker. 
  
Após o dia em Leipzig, a comitiva parte para a cidade de Munique, onde serão recebidos na quarta-feira (31/10) pelo presidente do Superior Tribunal Financeiro, Rudolf Mellinghoff, e assistem a uma sessão dessa Corte. Haverá outro colóquio nesse tribunal com a participação dos desembargadores federais Newton De Lucca e Paulo Roberto de Oliveira Lima, sendo que o primeiro falará sobre “A Execução Fiscal Brasileira” e o segundo, sobre “O Sistema Tributário Brasileiro e a Partilha das Receitas pelos Entes Políticos Federativos”.
 
Encontros no Brasil
 
O I Encontro Brasil-Alemanha aconteceu em maio de 2010 no Instituto de Direito Processual Civil Alemão e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de Friburgo, na Alemanha, em parceria com a Ajufe. Desse encontro participou, a convite da Ajufe, o então corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, que a partir desse evento deu início à parceria entre o CJF e as instituições alemãs. 
 
Desde então, CEJ/CJF, dirigido pelo ministro corregedor-geral, já promoveu três seminários internacionais Brasil-Alemanha, dos quais participaram magistrados e acadêmicos de diversas universidades alemãs. O primeiro seminário, que deu origem à publicação da Série Cadernos do CEJ n. 26, foi realizado em parceria com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), durante os dias 7 e 8 de outubro de 2010, em Recife (PE). Nesta ocasião, foi celebrado acordo de cooperação entre o CJF e as universidades Humboldt, de Berlim e de Friburgo, tendo como objeto a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos, bem como ao desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum.
 
O II Seminário Internacional Brasil-Alemanha foi promovido em parceria com o TRF da 4ª Região e a Justiça Federal em Santa Catarina, entre 16 e 17 de junho de 2011, em Florianópolis e originou a edição n. 27 da Série Cadernos do CEJ. Nos dias 10 e 11 de novembro de 2011 aconteceu no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, em parceria com a Escola da Magistratura da 3ª Região, o III Seminário Internacional Brasil-Alemanha, cujas palestras serão publicadas em breve na mesma Série Cadernos.


Fonte: Ascom TRF4, com informações da Imprensa CJF