Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Relatórios de gestão e controle interno são tema de palestras no I Encontro Administrativo

Relatórios de gestão e controle interno são tema de palestras no I Encontro Administrativo

publicado 16/10/2012 19h30, última modificação 11/06/2015 17h12

O segundo dia do I Encontro Administrativo da Justiça Federal, em Brasília, foi aberto nesta terça-feira, 16 de outubro, com a palestra de Geovani Ferreira de Oliveira, do Serviço de Gestão da Prestação de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), que falou sobre os relatórios anuais de gestão. Segundo o palestrante, o TRF não tem medido esforços para melhorar esse instrumento de prestação de contas, disseminando a ideia de transparência na gestão pública, qualificando seus servidores para atingir esse objetivo e promovendo a aproximação dos gestores com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU); tudo isso com o objetivo de melhorar a prestação de contas à sociedade.

Geovani destacou que o Relatório de Gestão “é uma peça importante para que o cidadão e a sociedade organizada de alguma forma possam se utilizar daquelas informações e cobrar dos gestores públicos uma performance diferente do que foi executada em um determinado exercício”.

A seguir, houve a apresentação da diretora da Secretaria de Controle Interno do TRF da 1ª Região, Ionice de Paula Ribeiro, que destacou a importância do controle interno do Tribunal e a relação nem sempre tranquila com setores administrativos, uma vez que o setor exerce uma função de fiscalização. A diretora propôs mudança de paradigma: “que o Controle Interno se torne um parceiro para ajudar o administrador na solução dos problemas que lhe são postos no dia a dia, uma vez que o setor tem muito conhecimento de normas e legislação”, concluiu a dirigente.

O encontro, que acontece no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe) até a próxima quarta-feira, reúne dirigentes do TRF e diretores das secretarias de administração de todas as seções judiciárias da Primeira Região.