Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Subseção Judiciária de Ponte Nova está pronta para iniciar trabalhos

Subseção Judiciária de Ponte Nova está pronta para iniciar trabalhos

publicado 19/10/2012 17h20, última modificação 11/06/2015 17h12

A interiorização da Justiça Federal segue em ritmo satisfatório no estado de Minas Gerais. Na manhã desta sexta-feira, dia 19, foi a vez de mais de 300 mil pessoas, que vivem em 21 municípios da Zona da Mata mineira, contarem com a presença mais próxima da Justiça Federal. O presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, inaugurou a Subseção Judiciária de Ponte Nova, ao lado do diretor do foro da seccional de Minas Gerais, juiz federal Guilherme Doehler. Já a partir desta segunda-feira, 22, as portas da Justiça Federal estarão abertas a toda a população da região.

Para o presidente do TRF, é motivo de satisfação a instalação de mais uma vara federal na imensa Primeira Região, porque aproxima a justiça do jurisdicionado. “É sabido que a instalação de uma vara federal no município representa, ao lado do impacto no crescimento econômico, importante elemento de transformação, por constituir um centro de atração de importantes órgãos federais, tais como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal”.

Ao ratificar sua confiança no magistrado que irá conduzir os trabalhos da Subseção, ele destacou, ainda, o caráter social por trás de uma conquista como essa. “Também constitui uma oportunidade de trabalho, especialmente para os mais jovens como os servidores que integrarão a primeira equipe desta Subseção”. A eles o presidente ensinou: “O trabalho na Justiça Federal é nobre e, como em outras atividades, requer vocação, pois o desafio de nosso labor diário é produzir o máximo, superando dificuldades na elevada missão de atender com celeridade o anseio de justiça”.

Mário César Ribeiro concluiu seu discurso com uma mensagem aos que administram a Justiça Federal: “para fazer face a essa pesada responsabilidade, a orientação que damos a todos os que administram o dia a dia da Justiça Federal da Primeira Região é de que ofereçam oportunidades de valorização e desenvolvimento pessoal a todos, pois a relação entre o Judiciário e seus colaboradores deve ser uma via de mão dupla”. E concluiu: “Que Ponte Nova receba a Justiça Federal de coração novo e que a Justiça Federal seja promessa de esperança de melhores dias para os cidadãos desta importante região de nosso país”.

O diretor do foro mineiro, Guilherme Doehler, ressaltou a importância que um momento como esse, da inauguração, tem para todos. “Exprime a consolidação de sonhos e esforços, tanto da população a ser beneficiada por essa nova realidade, quanto da Administração aqui representada pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região e pela Diretoria do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais”.

Consciente dos desafios a serem enfrentados, o magistrado lembrou as responsabilidades que operadores do Direito e agentes públicos carregam no cumprimento de seus deveres. “Temos consciência de que as dificuldades são muitas e de que nem sempre vemos os anseios da sociedade satisfeitos no tempo devido [...] todavia, à população de Ponte Nova e dos municípios que compõem sua área de jurisdição, reafirmamos nosso compromisso de levar sério trabalho em prol da realização da justiça, hasteando, na maior altura possível – como resultado de nossos esforços – a bandeira da pacificação social”.

A mais nova subseção judiciária do estado e também da Primeira Região, que terá competência geral e também de juizado especial federal adjunto cível e criminal, está localizada no Centro da cidade, em instalações adequadas e confortáveis, numa área de 700m². À frente dos trabalhos da Subseção de Ponte Nova estará o juiz federal Leandro Saon da Conceição Bianco, que comandará uma equipe de cerca de 18 servidores, entre removidos de outras seccionais e empossados.

O juiz titular da mais nova subseção judiciária da Primeira Região anunciou, com entusiasmo, que ela está pronta para iniciar os atendimentos à população. “Acho eu que as instalações permitem realmente o atendimento condigno do cidadão e penso que o cidadão merece ser atendido com condições dignas, adequadas, num ambiente saudável, bonito, agradável, como ficou a nossa Subseção Judiciária”. E finalizou: “As portas da Justiça Federal estão abertas a todos que dela necessitarem [...] prometo empenho e dedicação para dentro do possível atender a população de maneira mais rápida e eficiente possível”.

Ele acredita que a maior parte da demanda da nova unidade será em matéria previdenciária, em razão das características econômicas da região e também de a população ser constituída de trabalhadores rurais. O magistrado prometeu empenho e dedicação, dele e dos servidores, para que, dentro do possível, possam atender a população da maneira mais rápida e eficiente possível.

Compuseram a mesa de honra, além do presidente do TRF e do diretor do foro de Minas Gerais, o procurador chefe da República em Minas Gerais, Adailton Ramos do Nascimento; o representante do prefeito de Ponte Nova, secretário de governo Eduardo Gomes Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jose Rubens Tavares; o juiz federal Leandro Saon Bianco – designado para exercer a diretoria da Subseção –; o diretor do foro da Comarca de Ponte Nova, juiz de direito Damião Alexandre Tavares Oliveira; o representante da Defensoria Pública Geral do Estado de Minas Gerais, defensor público Rodolfo Alves Costa; o representante do presidente da OAB/Seção MG, conselheiro Francisco Rodrigues da Cunha Neto, e o presidente da OAB/Subseção de Ponte Nova, Luiz Ângelo Ferreira do Nascimento.

Prestigiaram o evento os juízes federais Marcos Augusto de Sousa – em auxílio à Presidência do TRF –, Itelmar Raydan Evangelista, Ubirajara Teixeira e José Maurício (da seccional de Minas Gerais), o diretor-geral do TRF, Roberto Elias Cavalcante, o secretário-geral da Presidência, Paulo Cardoso de Oliveira, o presidente da comissão de instalação de varas, Carlos Frederico Bezerra, o diretor da Secretaria de Administração /MG, Geraldo Teixeira de Oliveira, entre autoridades civis e militares, servidores e familiares.