Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > TRF1: 147 benefícios implantados no 1º dia de audiências

TRF1: 147 benefícios implantados no 1º dia de audiências

publicado 27/05/2015 01h09, última modificação 11/06/2015 17h12

Começou nesta terça-feira, dia 13, os trabalhos do Juizado Especial Federal itinerante em Governador Nunes Freire, município localizado a 450 km da capital São Luís, no Maranhão. No primeiro dia de audiências, o percentual de acordos ficou em torno de 65%, resultando em mais de 226 mil reais em requisições de pequeno valor expedidas e 147 benefícios implantados.

Uma estrutura especial foi preparada no templo da igreja Assembléia de Deus pela equipe do Juizado para receber as mais de 750 pessoas que circularam no local no primeiro dia. O templo foi cedido pelo pastor da igreja para realização das 4.151 audiências agendadas pela Justiça Federal. O apoio da Prefeitura Municipal também contribuiu para o sucesso do evento. Foram cedidos 20 auxiliares para as audiências, além de pessoal de apoio para os serviços gerais, num total de 30 pessoas. A secretária de Ação Social de Nunes Freire, Branca de Souza, declarou que o evento é de extrema importância para a região. "O evento como um todo está mexendo com a economia da cidade: os hotéis estão lotados; os restaurantes, movimentados; de modo que o impacto será muito positivo para o município", afirmou.

Os trabalhos foram favorecidos, ainda, pela montagem de uma sala de perícias para atendimento no local, facilitando a instrução e o julgamento dos casos de auxílio-doença, invalidez e benefícios assistenciais.

Participam do itinerante, além de 12 servidores da Justiça Federal, cinco defensores públicos, nove procuradores e prepostos do INSS, seis magistrados federais - quatro deles vindos de outros estados.

Na opinião da juíza federal Ana Paula Tremarin, da Seção Judiciária de Tocantins, que participa do itinerante, o primeiro dia de trabalho fluiu bem. "O pessoal está muito organizado, até mesmo em decorrência da experiência que eles têm na organização de outros itinerantes e mutirões no Estado". Ela observou que a população atendida é extremamente carente, o que justifica a realização de um evento desse porte. "Esse itinerante é mais que essencial", afirmou.

www.trf1.jus.br