Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > TRF4 adere ao Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

TRF4 adere ao Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

publicado 10/10/2012 14h25, última modificação 11/06/2015 17h12

Iluminação do prédio, flash mob e palestra de conscientização fazem parte da programação. Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está engajado na campanha de prevenção do câncer de mama e participa da mobilização mundial chamada “Outubro Rosa”. O prédio do TRF4 recebe iluminação cor de rosa, símbolo da campanha.
Para ampliar a conscientização, o TRF4 apoia a campanha do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e promove na próxima quinta-feira (11/10), a partir das 17h, um flash mob em frente ao prédio do TRF4 e uma palestra com a médica mastologista presidente do Imama, dra. Maira Caleffi.

Flash mob
Uma ação de voluntárias do Imama vai colorir de cor de rosa a calçada em frente ao prédio do TRF4, no final da tarde de quinta-feira. Na apresentação, chamada de “flash mob”, 35 mulheres realizam movimentos sincronizados com sombrinhas cor de rosa, com o objetivo de conscientizar as gaúchas para o diagnóstico precoce de câncer nos seios.

Palestra
Às 17h30min, a presidente do tribunal, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler e o médico ginecologista do TRF4, dr. Ivan Bolten, recebem a médica Maira Caleffi para um bate-papo com magistrados e servidoras. Ela vai abordar aspectos importantes da prevenção contra a doença e também, do tratamento e do apoio familiar.
Maira é coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e Núcleo Mama de Porto Alegre, presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul e da Federação Brasileira de Instituições em Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Mobilização
O mês de outubro é marcado por ações que chamam a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e se difundiu em todo o mundo. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que serão 52 novos casos da doença a cada 100 mil brasileiras ao longo dos próximos meses. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença. Em 2012 são esperados quase 5 mil novos casos.