Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > Justiça Federal da 4ª Região tem novo Portal

Justiça Federal da 4ª Região tem novo Portal

publicado 26/09/2012 17h10, última modificação 11/06/2015 17h13

Acaba de entrar no ar o novo Portal da Justiça Federal da 4ª Região. Com um layout mais claro e organizado, a mudança teve por principal objetivo facilitar a busca de informações. Partindo de uma pesquisa disponibilizada no site para os usuários, a equipe técnica procurou ampliar a interface da Justiça Federal da 4ª Região com seu público.

Para a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, disponibilizar um serviço de qualidade faz parte da responsabilidade da instituição. “Um portal de fácil navegabilidade, com serviços fáceis de serem encontrados, disponíveis, também é garantia de acesso à Justiça”, ressalta Marga. A desembargadora explica que o investimento do tribunal no novo portal é mais uma ferramenta de aproximação e prestação de serviço para a sociedade.

O novo Portal começa trazendo informações exclusivas do TRF4, devendo ser adotado, em breve, pelas Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O interesse em notícias e decisões da Justiça Federal da Região Sul e a necessidade de reorganizar o acesso aos serviços judiciais disponibilizados foram os embriões do desenho do novo Portal. Além da pesquisa, as estatísticas atuais de acesso indicaram as melhores opções em termos de navegabilidade.

Fácil de navegar


Novas áreas foram criadas e os menus foram reordenados com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços, informações e conteúdos. Os serviços mais procurados pelo cidadão estão na capa do Portal, sob o título "Serviços" e apresentam link direto para suas funcionalidades.

A consulta processual unificada segue em área de principal importância no site. Já as atividades institucionais com forte apelo junto ao jurisdicionado ganharam a área "Destaque" para sua divulgação, facilitando a comunicação entre o órgão do judiciário e a população da Região Sul.

Reunidos na aba "Serviços Judiciais" do menu, encontram-se organizados os serviços judiciais oferecidos à comunidade jurídica e ao jurisdicionado da 4ª Região. De forma direta e objetiva, os menus ganharam acesso simplificado às áreas de interesse do usuário do Portal.

Na aba "Institucional" o usuário encontra as principais informações sobre o TRF, seus magistrados e atividades desenvolvidas no âmbito da Região Sul.

As notícias ampliam seu espaço. Decisões que atingem o dia a dia da sociedade, que formam a jurisprudência da Justiça Federal na 4ª Região, ações institucionais, campanhas, eventos, seminários e informações sobre o funcionamento dos serviços do tribunal estão disponíveis para consulta a qualquer momento.

Por meio da TRF4TV você pode acompanhar as matérias produzidas pela equipe do Programa Via Legal na Região Sul. São reportagens que fazem parte do programa nacional produzido pelo Conselho da Justiça Federal juntamente com os cinco TRFs do país, que aqui na 4ª região, repercutem as principais decisões do TRF4. O objetivo do TRF4TV é trazer para a tela do portal todos os “atores” envolvidos no processo, mostrando de que forma as decisões da Justiça Federal influenciam a vida das pessoas.

Outra novidade do Portal é a TRF4RÁDIO, que disponibiliza para os usuários e rádios “spots” de áudio com notícias, que podem ser utilizadas gratuitamente.

A participação do TRF nas redes sociais também ganhou seu espaço no Portal. Na base do site há links para as áreas do TRF4 no Facebook, Twitter e Youtube. Já os conteúdos do Portal podem ser facilmente compartilhados nas redes sociais por meio de links de compartilhamento disponíveis em todas as páginas do Portal.

Os "Avisos", que mantém os advogados e as partes sempre bem informados sobre o cotidiano do TRF, também ganharam mais espaço e destaque.

O Novo Portal é o resultado das ações de um grupo de trabalho coordenado pela Diretoria-Geral do TRF4, com webdesign do servidor Alberto Bigatti, que envolveu a Presidência da Corte, as áreas de Tecnologia da Informação (TI) do TRF e das Seções Judiciárias (SJ) e as Assessorias de Comunicação Social do TRF e das Seções Judiciárias. Contou ainda, com o respaldo do Comitê de Informática e do Conselho de Administração da Corte.

O técnico de informática responsável pela programação/produção do portal do TRF4, Cássio Luis Pires, destaca que a tecnologia do novo portal não trouxe nenhum custo adicional para o tribunal.
“A aplicação foi desenvolvida usando software livre, com mão de obra de servidores e  infraestrutura do TRF4”, explica. Pires ressalta também, que a página foi atualizada para melhorar a visualização e facilitar o acesso aos serviços mais importantes. Para ele, outra novidade é a integração com as redes sociais.

O Portal que estreia hoje estará em permanente evolução. Baseado em uma visão contemporânea da web, o novo site é dinâmico e trará, sempre que necessário, novos conteúdos e atualizações em sua navegação.

Fonte: Ascom - TRF da 4ª Região