Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > Justiça Federal do Tocantins terá as instalações ampliadas

Justiça Federal do Tocantins terá as instalações ampliadas

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

O Primeiro prédio público do Tocantins, sede da Justiça Federal do Estado, terá as instalações ampliadas. A pedra fundamental para a construção do edifício anexo foi lançada, na sexta-feira (25/09), em solenidade dirigida pelo desembargador federal presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, Jirair Aram Meguerian, e pelo diretor do foro daquela Seção Judiciária, José Godinho Filho. A solenidade aconteceu na própria sede em Palmas (TO), precedida de homenagens aos parlamentares da bancada do Tocantins, que se mostraram sensíveis à necessidade de ampliação da Justiça Federal ao apoiar os projetos destinados a esse fim: os Senadores João Batista Ribeiro (PR) e Katia Abreu (DEM), e os deputados federais Carlos Eduardo Gomes (PSDB), na pessoa da sua mãe, Gilda Gomes, Laurez da Rocha Moreira (PSB), Nilmar Ruiz (sem partido), Vicente Alves (PR). Não puderam comparecer os deputados federais homenageados João Oliveira (DEM), Lázaro Botelho (PP) e Osvaldo Reis (PMDB).

Os parlamentares receberam placas de homenagem da Justiça Federal, por meio do diretor do Foro, do vice-diretor do Foro, Marcelo Albernaz, e do juiz federal Cleberson José Rocha, atualmente convocado para este TRF.  Também receberam honrarias o presidente do Tribunal, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, e o secretário de Estado da Educação e Cultura, senador licenciado Leomar Quintanilha, por também terem contribuído para viabilizar o início das obras do edifício anexo.

A melhoria das condições para a prestação jurisdicional, tanto para o público quanto para servidores e magistrados, foi a principal motivação para ampliar a sede da Justiça Federal, que teve as portas abertas no dia 8 de maio de 1992, segundo informou o diretor do Foro: "a informação estatística da Seção Judiciária evidencia a necessidade de ampliação não só do espaço físico, mas principalmente da sua estrutura organizacional", completou o diretor. Segundo ele, no ano de 2008, a média de distribuição de feitos por vara federal da Seccional do Tocantins foi de 3.898.

O desembargador federal João Batista Gomes Moreira, que hoje  compõe esta corte, foi o primeiro juiz e diretor do foro da seccional, fato também lembrado pelo diretor do Foro, que, durante discurso, fez histórico da Justiça Federal e demonstrou algumas dificuldades atualmente enfrentadas para atendimento do jurisdicionado, como falta de espaço no arquivo judicial e na bliblioteca. Além do atendimento ao cidadão, principalmente aqueles que buscam os juizados especiais federais e suas peculiaridades. Estes, por vezes, passam o dia inteiro na sede dos juizados no aguardo do horário de retorno de transporte público único para suas cidades.

Mais informações no site www.trf1.jus.br