Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > TRF1: estratégias para cumprimento da Meta 2

TRF1: estratégias para cumprimento da Meta 2

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

Reunidos na sala de reuniões da Presidência do TRF da 1.ª Região, no dia 28, sexta-feira, magistrados integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desta Corte apresentaram, por meio de videoconferência e sob a coordenação do presidente Jirair Aram Meguerian, material promocional alusivo à campanha "Meta 2: Bater recordes é garantir direitos", do CNJ. O objetivo, a ser atingido até o dia 31 de dezembro deste ano, é o julgamento de todos os processos distribuídos até o dia 31 de dezembro de 2005, em 1.º e 2.º graus e nos tribunais superiores.

Todos os juízes lotados nas seções e subseções judiciárias da 1.ª Região acompanharam a transmissão dos esclarecimentos prestados em tempo real. O presidente Jirair explicou que o objetivo é "proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação processual, assegurando a razoável duração do processo". Para atingir tal marco, medidas concretas foram tomadas, como a identificação das ações mais antigas.

"É fundamental o estabelecimento de estratégias para cumprimento efetivo da Meta 2. É um passo gigantesco, que merece todo o nosso apoio para ser atingido", disse o presidente Jirair. Por isso estão sendo realizados mutirões, no acervo das varas federais, para separação dos processos distribuídos até dezembro de 2005 que ainda estão sem sentença.

A juíza em auxílio à Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, Salise Sanchotene, afirmou que "a Meta 2 foi construída em comum acordo com os presidentes dos tribunais, para tentar resolver a questão da morosidade e melhorar a imagem do Judiciário. É um desafio. Será realizado um esforço concentrado para vencer parte do passivo".

A magistrada frisou que a limpeza do banco de dados é a medida inicial mais importante. De acordo com ela, alimentar o banco de dados com informações que não gerem distorções nas estatísticas é fundamental. "A retificação de acervo que se fez, até o momento, revelou dados extremamente importantes. Houve, inclusive, redução no número de processos a serem julgados", enfatizou.

Mais informações no site www.trf1.jus.br