Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > Parceria entre Prefeitura e TRF5 visa preservação ambiental

Parceria entre Prefeitura e TRF5 visa preservação ambiental

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

O desejo de contribuir para a revitalização do Rio Capibaribe levou o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a propor uma parceria com a Prefeitura do Recife, visando à limpeza do mangue que margeia o rio, nos trechos do edifício-sede e do Anexo I desta Corte, no Bairro do Recife. Nesta quinta-feira (24/09), pela manhã, o desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria (presidente do TRF5) recebeu a visita do prefeito João da Costa, acompanhado dos secretários municipais Roberto Arrais (Governo) e Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), além do presidente da Empresa Municipal de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz.

A ação conjunta teve início ontem (23/09), quando a Prefeitura disponibilizou um caminhão, um contêiner e dez homens para fazer a capinação e a retirada de entulhos do mangue. O trabalho é feito através do sistema de coleta seletiva, que consiste em recolher resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), separados no próprio local para facilitar o reaproveitamento. O serviço conta com a colaboração de funcionários terceirizados do TRF5 e prossegue até amanhã (25/09), com a previsão de retirar 1,5 tonelada de lixo acumulado no estuário marinho.

Num gesto simbólico, o prefeito do Recife plantou uma das dez mudas das espécies “algodão da praia” e amendoeira, que foram plantadas em comemoração à Semana da Árvore e deverão ampliar a área verde do Tribunal. João da Costa presenteou os anfitriões com mudas de pau-brasil e destacou a importância de firmar parcerias com o objetivo de preservar o meio ambiente. O presidente Luiz Alberto Gurgel citou algumas iniciativas do TRF5 que buscam a melhoria ambiental, a exemplo do plantio e recuperação dos jardins, redução do uso e reaproveitamento de papel, diminuição do consumo de copos descartáveis e troca de torneiras para eliminar o desperdício de água, além da criação do Comitê Socioambiental.

www.trf5.jus.br