Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > Paulo Gadelha se despede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Paulo Gadelha se despede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

publicado 13/09/2012 13h15, última modificação 11/06/2015 17h13


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 prestou, ontem (12/9), uma homenagem ao desembargador federal Paulo Gadelha, por ocasião de sua aposentadoria. O magistrado recebeu a mais alta condecoração outorgada pelo TRF5: a Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda. A condecoração foi em reconhecimento aos serviços prestados pelo magistrado à Justiça Federal. A sessão solene foi realizada no Pleno do Tribunal, com a presença de familiares, amigos, autoridades e admiradores do desembargador federal. A medalha foi entregue pelo presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima.

 

“O desembargador federal Paulo Gadelha exerceu a magistratura com a maior dignidade, com espírito de companheirismo, com lealdade, só fazendo amigos. Nem sempre isso é possível. A vida no Judiciário é muito desgastante. Não é incomum que haja malquerenças, inimizades. E o Gadelha é um bom homem, um bom amigo. Ele teve uma passagem marcante e nos sentimos devedores de todas as homenagens: a despedida e a medalha outorgada aos ex-presidentes. Mesmo que Gadelha não tenha sido presidente, ele fez por merecer, pela participação marcante no Tribunal”, enfatizou. O presidente do TRF5 disse, ainda, que a segunda edição da Revista Argumento traz um perfil de Paulo Gadelha. Editada pela Divisão de Comunicação Social do TRF5, a publicação é trimestral. Alguns exemplares do segundo número começaram a ser distribuídos hoje.

 

ÉTICA - Coube ao vice-presidente do Tribunal, desembargador federal Rogério Fialho, fazer a saudação em nome da Corte. “Durante esses 11 anos de magistratura, Paulo Gadelha honrou a toga envergada. Procurou humanizar a Justiça. A preocupação social foi uma constante em seus votos”, ressaltou Rogério Fialho. Emocionado, Paulo Gadelha agradeceu a homenagem. “Indiscutivelmente, foi o período mais gratificante e afirmativo desses meus 69 anos e doze meses de vida. Aqui, de fato, no contato diário, eu convivi com os mais sólidos princípios de ética, dignidade, respeito aos valores humanos, confirmando a lição do jurista e senador italiano Norberto Bobbio, quando garantiu determinado: O fundamento de uma boa República, mais do que as boas leis, é a virtude dos cidadãos”, destacou Paulo Gadelha.

 

Paulo Gadelha classificou a homenagem como uma resposta positiva a sua modesta atuação na Corte. “É a primeira vez que um desembargador que não ocupou a Presidência do TRF-5 recebe as homenagens do Tribunal. Eu credito isso a minha presença e atuação na Corte. Julguei 27 mil processos em nove anos, apesar de ter passado 11 anos, dois anos passei como vice-presidente, que não participa das turmas de julgamento. Então eu julguei três mil processos por ano, que dá uma média de 30 processos por mês. Uma excelente produtividade, em função da imensa onda de processos que surge agora, com a interiorização da Justiça Federal”, ressaltou.

QUINTO CONSTITUCIONAL - Paulo Gadelha ingressou no TRF5, em 2001, através do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Foi presidente da Terceira Turma do TRF5 entre os anos de 2003 e 2005; da Segunda Turma, entre os anos de 2009 e 2012; e vice-presidente do TRF5 no biênio 2007-2009.

 

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e militante do Direito desde os 25 anos, Paulo de Tasso Benevides Gadelha nasceu na cidade de Sousa, interior da Paraíba, no dia 19 de setembro de 1942. Filho de José de Paiva Gadelha e Miriam Benevides Gadelha, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região carrega na bagagem passagens importantes por vários setores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre Paraíba e Pernambuco.

 

Os cargos de procurador jurídico, professor, deputado estadual, vice-presidente do Instituto de Magistrados de Pernambuco, Presidente da Associação Regional de Juízes Federais (REJUFE), diretor de assuntos jurídicos da Ajufe, membro suplente do Conselho da Justiça Federal e da Academia Paraibana de Letras são a prova de que experiências não faltam na vida profissional deste homem, que também é escritor. Paulo Gadelha possui 10 livros publicados, além de diversos textos publicados semanalmente em alguns dos jornais mais importantes do Nordeste, como o Diário de Pernambuco, o Correio da Paraíba e o Correio de Sergipe. Não à toa, passou a integrar a Academia Paraibana de Letras no dia 10 de fevereiro de 2011, ocupando a cadeira de nº 23.

 

DEPOIMENTOS

 

“Sobre o doutor Paulo Gadelha eu tenho a dizer que é uma perda para todo o mundo jurídico a sua saída do Tribunal, por força da compulsória. Mas eu diria, como dizia o poeta, as pessoas são como o vinho. O tempo azeda os maus vinhos, no entanto os bons se tornam mais nobres. Então doutor Paulo sai ainda mais enobrecido, porque onde ele passa só sabe engrandecer, pela figura humana, culta, digna que ele é” - Marcio Alves (Advogado)

 

“Eu mantenho uma amizade com Paulo Gadelha há mais de 50 anos. Além de jurista brilhante é um mágico das palavras. Eu sou leitor semanal das crônicas dele. Ele consegue o milagre de, no espaço de uma crônica, relativamente em poucos dígitos, resumir com brilhantismo invulgar um problema dos mais complexos que se possa imaginar. Então eu tenho admiração não apenas pela sua competência jurídica. É um homem que tem uma visão de mundo extraordinária” - João Alves Filho (Ex-governador de Sergipe)

 

“Doutor Tancredo (Neves), quando ganhou a eleição de presidente, escolheu com muito critério a diretoria do Banco do Nordeste do Brasil, colocando políticos e homens de visão do Nordeste e Paulo Gadelha foi um deles. Foi diretor de Crédito Industrial. Eu fui convocado para Crédito da Infraestrutura, logo nos tornamos colegas de diretoria. Mas Posso lhe dizer que além de amigo eu me tornei um admirador da figura humana que ele é, do escritor, do orador, mas acima de tudo do homem cumpridor dos seus deveres, com o espírito público acentuado, comprometido com a nossa região que é o Nordeste e que deixou sua marca por seus votos e suas decisões” - Dorany Sampaio (Advogado e presidente do PMDB/PE)

 

“A coisa que eu mais admiro em Paulo é a sua integridade pessoal. É um homem de uma honestidade que eu diria granítica, a toda prova, e um homem muito fiel à sua palavra, muito cumpridor das suas responsabilidades. Outro traço importante da sua personalidade é a arte do relacionamento. Ele tem uma facilidade muito grande de se relacionar com as pessoas. É um conversador muito agradável e faz a alegria de todas as rodas sociais onde convive, com seus causos, as suas histórias, suas loas e suas brincadeiras. Ele consegue transmitir uma vitalidade e uma simpatia muito grande. Um outro ponto que eu gosto também de Paulo é a fidelidade das coisas que ele ama, as pessoas, os lugares. Souza/PB para ele é o umbigo do universo, é causa e efeito de tudo.” Marcondes Gadelha (Irmão e Deputado Federal/PB)


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br