Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > TRF apresenta Sigcustos a representantes da AGU

TRF apresenta Sigcustos a representantes da AGU

publicado 04/09/2012 09h05, última modificação 11/06/2015 17h13

O TRF da 1.ª Região recebeu hoje, dia 3, a visita de um grupo de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), composto pelo coordenador-geral de planejamento setorial da Diretoria de Orçamento e Finanças da Secretaria-Geral de Administração da AGU, Abelardo Scalco Isquierdo; pelo coordenador de execução orçamentária e financeira da Superintendência de Administração no Distrito Federal, Silvino Hipólito da Silva Neto; e pelo coordenador de contabilidade da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Gessé Santana Borges. Os visitantes vieram conhecer o projeto de implantação do Sistema de Informações Gerenciais de Custos da 1.ª Região (Sigcustos), como subsídio para elaboração de projeto semelhante na AGU.

Durante o encontro, o presidente da Comissão Sigcustos, Márcio Albuquerque, apresentou, com o auxílio do estagiário Rodolfo Silva, a estrutura do projeto, destacando algumas ações implementadas para sensibilização e inserção da sistemática de custos no âmbito da Região, como a criação do fórum – Observatório de Custos (HTTP:// www.jfgo.jus.br/setoriais/observatorio_custos/inicial.php) – e de uma página do sistema na internet, que migrará para o novo portal do TRF, além da participação em seminários, produção de artigos científicos e material didático para treinamento. Também foi elaborado, em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMOG), o Manual Básico de Custos, espécie de cartilha contendo conceitos, informações e outros tópicos relacionados ao tema.

Márcio Albuquerque destacou aos participantes da reunião a importância do novo sistema: “trata-se de imprimir a qualidade ao gasto público, maior eficiência e clareza à gestão e ter uma ferramenta que auxilie no processo decisório”. Já quanto ao desenvolvimento do projeto, o presidente da comissão frisou aos visitantes a importância do processo de capacitação e sensibilização dos gestores. “A mudança é um processo delicado em qualquer organização. No início foi difícil, mas nós realizamos capacitações, e hoje a aceitação é boa, e os gestores estão bastante participativos”, afirmou Márcio.

A comissão já finalizou a primeira etapa do projeto de implantação do Sigcustos, que consiste na realização de estudos e benchmarking (consulta a outras instituições que utilizam sistemas correlatos). Atualmente, aguarda a análise, por parte do diretor da área orçamentária, de um relatório produzido em conjunto pela Comissão Sigcustos, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG) e por representante da área de informática do TRF da 1.ª Região. Em seguida, o relatório será enviado à Diretoria-Geral e à Presidência do Tribunal para deliberação quanto à fase de desenvolvimento do sistema.

Mais informações sobre o Sigcustos, pelo e-mail sigcustos@trf1.jus.br.

 

Fonte: TRF1