Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > TRF1: processos passam a ser eletrônicos

TRF1: processos passam a ser eletrônicos

publicado 27/05/2015 01h10, última modificação 11/06/2015 17h13

Na última quinta-feira, dia 3, foi celebrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a assinatura do termo de adesão ao sistema de envio de processos pela internet para o STJ.

No total serão 17 estados a assinarem o termo. Sete tribunais já estavam remetendo os processos eletronicamente, inclusive o Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Agora são mais de vinte tribunais que aderem ao projeto "Justiça na Era Virtual", idealizado pelo STJ com o objetivo de informatizar todo o trâmite processual e acabar com os processos de papel até 2010. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal irão disponibilizar R$ 154 milhões para a modernização e informatização de toda a Justiça Federal.

A virtualização dos processos permite, por exemplo, que advogados e partes consultem as informações de interesse e peticionem em suas causas a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo.

A nova tecnologia possibilita, ainda, que em poucos minutos os processos sejam recebidos, registrados, autuados, classificados e distribuídos aos relatores com segurança, economia e transparência. Em papel, esse procedimento leva de cinco a oito meses para ser concluído. Com a adesão dos tribunais, 75% da segunda instância da justiça brasileira fará parte do projeto de virtualização dos processos.

Durante breve discurso, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, defendeu a virtualização dos processos judiciais como forma de tornar mais rápido o trâmite processual e, de fato, combater o problema da morosidade. "Com a remessa eletrônica de processos, as ações chegarão mais rápido para distribuição aos gabinetes do STJ", afirmou.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Souza Prudente, e o diretor-geral Sílvio Ferreira.

www.trf1.jus.br